Ícone do site Tribuna das Aguas

Restrições contra Covid terminam em SP nesta segunda-feira (01)

segunda-feira

Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro.

A partir desta segunda-feira, dia 01 de novembro, todos os estabelecimentos podem funcionar no estado de SP com capacidade máxima e sem limite de horário, apenas com o uso obrigatório de de máscaras.

O estado de SP está chegando aos 588 dias, desde o começo da Pandemia, com protocolos de Saúde com restrições a aglomeração, permanência em locais públicos e distanciamento social e a partir desta segunda-feira, dia 01 de novembro, todos os estabelecimentos podem funcionar com capacidade máxima, sem limite de horário ou determinação de espaço.

Em 22 de março de 2020, foi publicado o primeiro decreto estadual, assinado pelo governador João Dória (PSDB), com medidas de enfrentamento a pandemia do Novo Coronavírus, através do Decreto 64.881/2020.

Retomada Segura

Segundo o Plano SP do Governo do Estado de São Paulo, a Retomada Segura prevê as seguintes regras:

Também estão liberadas as festas, baladas, shows, eventos com torcida sem qualquer restrição a partir desta segunda-feira.

Vale lembrar que algumas dessas atividades já estavam ocorrendo no estado de SP, mas ainda tinham que seguir regras, como manter o público sentado e não atender a capacidade total.

A partir desta segunda-feira, a única norma obrigatória no estado são o uso de máscara e a exigência do passaporte da vacina em eventos com mais de 500 pessoas. O distanciamento social deixa de ser regra e passa a ser apenas uma recomendação das autoridades estaduais.

Também está garantido o retorno às aulas de 100% dos alunos da Rede Estadual de Ensino. A volta a normalidade se dá pela primeira vez desde 22 de março de 2020, quando o governador João Doria (PSDB) decretou quarentena no estado para conter a disseminação do vírus da Covid-19.

Números Covid-19 em SP

O Estado de SP registrou neste domingo, dia 31, 3.245 pessoas internadas com Covid-19, somando 1.591 em UTI e 1.654 em enfermaria. O balanço representa queda superior a 90% nas hospitalizações quando comparado aos números recordes do pico da segunda onda da pandemia.

No decorrer da pandemia, até o momento, houve 4.406.077 casos de Covid-19. Destes, 4.232.414 tiveram a doença e já estão recuperados, incluindo 455.422 que foram internados e receberam alta hospitalar. Houve também 152.002 óbitos.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 26,6% e na Grande São Paulo é de 36,4%. O detalhamento dos dados da pandemia está disponível no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Foto: Reprodução Fernando Frazão/Agência Brasil

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/31/voluntarios-da-defesa-civil-de-aguas-resgatam-cao-ferido-em-mata/

Sair da versão mobile