Covid: Lindoia aplica 3ª dose para maiores de 18 anos sem agendamento
A Prefeitura de Lindoia, através da Diretoria de Saúde, anunciou nesta quinta-feira, dia 18, que a 3ª dose da vacina contra Covid-19, dose de reforço, está disponível para toda a população. Podem tomar a vacina imunizante pessoas com mais de 18 anos. A medida segue a nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI), de acordo com a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Segundo o diretor de Saúde, João Henrique Pinto de Oliveira, todas as pessoas que completaram o esquema vacinal (1ª e 2ª doses) há pelo menos cinco meses podem tomar a 3ª dose da Vacina contra Covid-19. Aquelas que ainda não completaram os cinco meses para retorno, devem aguardar o período indicado.
Há na cidade de Lindoia algumas pessoas que tomaram a primeira dose da vacina, mas não voltaram para tomar a segunda dose. nesse caso, a diretoria de Saúde recomenda o comparecimento na UBS da Praça Dr. Getúlio Vargas, das 13h30 ás 16h para receber a vacina. Já para aqueles que não tomaram a primeira dose, a recomendação é que compareçam na UBS da Praça Getúlio Vargas, no mesmo horário, sem a necessidade do cadastro via internet.
João Henrique explica que “estão aptos a tomar a vacina contra Covid-19 todas as pessoas com mais de 12 anos”. Ele ressalta que este grupo de adolescentes necessitam comparecer a UBS acompanhados de um dos pais.
“A 2ª dose é para todos com mais de 18 anos e que tomaram a 1ª dose Coronavac a 28 dias, Astrazeneca 8 semanas e Pfizer a 21 dias. Para 12 a 17 anos, a 2ª dose com 8 semanas. Exceção para viagens internacionais que é 21 dias. 3a dose para todos acima de 18 anos com 2ª dose a mais de 5 meses”, detalha o diretor de Saúde.
Importância de apresentar documento
João Henrique frisa a importância da vacinação e de todos que buscarem os serviços na UBS de levarem documento com CPF, pois no sistema de vacinação a pesquisa é por ele. “Iniciamos a vacinação da 3ª dose com 2ª dose a 5 meses, priorizando profissionais da educação, mas todos já podem tomar. O horário é das 13h30 as 16:00 horas na UBS da Praça”, complementa.
3ª dose
O Governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira, dia 17), que toda a população adulta pode se vacinar com a dose adicional de COVID-19. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.
A dose adicional era recomendada apenas a quem tinha mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. Com a mudança, 710 mil pessoas em todo o estado já estão aptas a receber a dose adicional do imunizante contra COVID-19. Até o momento, 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose adicional e outras 2,4 milhões com esquema completo já podem receber a dose de reforço.
Importante destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, em São Paulo o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca.
Ainda seguindo o Governo Federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/19/socorro-inaugura-luzes-de-natal-neste-sabado-20/