As chuvas desta quarta-feira, dia 19, causaram uma série de estragos nas cidades da região. Lindoia, Águas de Lindoia e Monte Sião, em Minas Gerais, tiveram ventos fortes, chuvas volumosas que quedas de árvores, enxurradas gigantescas e prejuízos como destelhamentos, quedas de placas, motos e alagamentos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, no período da manhã, desta quarta-feira, emitiu um aviso de estado de atenção para Lindoia, Pedreira e Serra Negra. A previsão se confirmou por volta das 13h20, com fortes chuvas e ventos
Lindoia e Águas de Lindoia sofreram chuvas fortes. Segundo a Defesa Civil, o acumulado esperado de Lindoia era 94 milímetros, seguida de Pedreira com 92mm e Serra Negra com 85mm.
Chuvas em Águas de Lindoia (fotos)
Prefeitura de Águas de Lindoia contabiliza prejuízos
Segundo dados da Prefeitura de Águas de Lindoia foram registrados pontos de alagamento na Avenida das Nações e na Avenida Monte Sião, todas as vias foram liberadas. Três árvores caíram, sem danos.
As equipes da Defesa Civil de Águas de Lindoia, do SAAE Ambiental, da Secretaria de Obras e da Secretaria de Trânsito se mobilizaram e até o final da tarde retiraram as árvores e liberaras ruas interditadas.
Na rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani, muita sujeira de folhas e barros, também queda de suas árvores que colocaram em perigo o tráfego de veículos, com interdição parcial da via.
Lindoia tem queda de árvores e desmoronamento de áreas de risco
Segundo informações da Prefeitura de Lindoia, as chuvas desta quarta-feira provocaram a queda de diversas árvores, desmoronamento de alguns barrancos, com obstrução de vias públicas.
As áreas da cidade mais atingidas com as fortes chuvas são Indio de Ouro, Estrada do Tijuco Preto e Encosta do Lago. Integrantes da Defesa Civil Municipal, Diretoria de Obras, Diretoria de Administração foram acionados para intervir e trabalhar na limpeza e recuperação das áreas atingidas.
Uma casa no Bairro Indio de Ouro teve a interdição parcial do terrenos que recebeu lona para que o terreno não desmorone com as chuvas volumosas.
Chubas em Lindóia (fotos)
Monte Sião também foi atingido pelas fortes chuvas
Os ventos fortes e a chuvas que atingiram Monte Sião, nesta quarta-feira provocaram danos como queda de árvore sobre automóvel, enxurradas volumosas no Bairro Alto da Serra e o arco em forma de Coração, localizado na Rua Abílio Zucato, próximo a garagem do Santuário da Medalha Milagrosa, caiu
Na zona rural do município, uma das áreas atingidas foi a estrada rural do Rio das Pedras.Veja nas fotos.
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, a região do Circuito das Águas nesta quarta-feira, dia 19, tem fortes indícios de tempestades, que podem resultar em chuva localmente intensa/volumosa, rajadas de vento e não se descarta ocorrência de granizo.
De acordo com o Cepagri, as condições de tempo da semana são típicas de verão, com nebulosidade variável (momentos de predomínio de sol, mas condição para formação de nuvens profundas ao longo do dia, culminando em pancadas de chuva), e se mantêm pelo menos até a sexta-feira, dia 21
Fotos: Redes Sociais Diversas / Reprodução
Veja também: