Neste momento Águas de Lindoia contabiliza 04 internações por casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG): 03 internados na cidade e um internado em Amparo (SP)
A Prefeitura de Águas de Lindoia justificou nesta quinta-feira, dia 20, 0 atraso na divulgação de dados Covid-19 através de Boletins Epidemiológicos. Segundo a Secretaria de Saúde, há dois dias o sistema de informação Esus Notifica, do DATASUS, está com problemas em coletar dados dos laboratórios e farmácias.
O Esus Notifica é responsável pela totalização dos dados lançados sobre a Covid-19 e, segundo a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, apresenta problema na tarefa exportação de registros de Covid, impedindo a consolidação e análise epidemiológica dos casos ambulatoriais notificados pelo SUS, laboratórios e farmácias do município.
“Enquanto o problema não for resolvido no Ministério da Saúde não há como gerar Boletins Epidemiológicos atualizados. Isso por que não há a contabilização adequada dos casos de pacientes que já saíram da quarentena (curados), por exemplo. Tão logo o sistema esteja operando novamente, publicaremos o boletim atualizado”, destaca a Secretaria de Saúde em nota.
Dados parciais
Segundo os números parciais de Covid-19 em Águas de Lindoia, ou seja, os dados que estão disponíveis na Vigilância Sanitária de Águas de Lindoia neste momento, os dados atualizados até 20 de janeiro de 2022, são:
- De acordo com registros do Esus Notifica atualizados em 16 de janeiro (último dia em que foi possível exportar dados para análise), foram confirmados 281 casos de Covid-19 em residentes de Águas de Lindoia com início dos sintomas entre os dias 02 a 08 de janeiro (Semana Epidemiológica 01/2022).
- Trata-se do maior número de casos identificados com início do quadro em uma mesma Semana Epidemiológica desde o início da pandemia em março de 2020. A Semana Epidemiológica 02 (entre os dias 09 a 15 de janeiro) apresentava dados parciais de 150 casos confirmados (segundo maior número de casos com início dos sintomas em uma mesma semana).
- Neste momento Águas de Lindoia contabiliza 04 internações por casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG): 03 internados em Águas de Lindoia e um internado em Amparo (SP).
Vacinação para crianças entre 5 e 11 anos
Já está liberado o PRÉ-CADASTRO para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra COVID-19 no Estado de SP. Os responsáveis devem acessar o site https://vacinaja.sp.gov.br/ e preencher o formulário com os dados pessoais da criança, como foi realizado nas faixas etárias anteriores. É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DO CPF DA CRIANÇA, portanto, caso seja necessário providencie este documento.
Números de vacinação
Em Águas de Lindoia, até a manhã desta segunda-feira, dia 17, já haviam sido aplicadas 40.092 doses, o que representa 90,90% das doses programadas para a população lindoiense.
Do total, 16.629 pessoas tomaram a primeira dose, sendo que 15.838 receberam as duas doses. A vacina de dose única já foi aplicada em 467 pessoas e 7.158 pessoas já receberam a dose de reforço.
Os dados estão disponíveis no site http://www.vacinaja.com.br/vacinometro que reúne dados da campanha em todo o Estado de São Paulo.
Foto: (divulgação / Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Veja também: