Na tarde desta terça-feira, dia 08, Ricardo Macedo Lapa, conhecido como Tuba, se apresentou na Delegacia de Polícia de Monte Sião para ser preso. Ele é acusado de ser autor do homicídio de Daniel Fernandes Pereira, no dia 19 de dezembro de 2021, numa execução sumária, com 5 tiros, na Praça do Magioli.
Segundo informações do jornalista Alexandre Megale, as tratativas para a entrega de Tuba estavam em andamento desde sexta-feira, dia 04. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva e ele já estava na condição de foragido.
A esposa do Tuba, Amanda, que estaria na garupa da moto quando ele fez os disparos, foi presa preventivamente, há duas semanas em São Paulo. Ela responde como co-autora do homicídio, por estar na cena do crime.
Segundo o delegado de Polícia Civil que atende a Comarca de Monte Sião, Daniel Leme do Amaral, Daniel estava constantemente em desajuste com o dono do bar, no caso o Tuba, e chegou a quebrar a porta do estabelecimento. Na tentativa de acertar as contas com Daniel, Tuba cometeu o homicídio.
“Pelo que a gente vai concluir aqui nas investigações, ele (tuba) já estava com a arma lá para fazer o acerto de contas. Ele com a esposa estavam na moto, estavam circulando depois do Daniel ter quebrado a porta do bar. Então, estacionou a moto da Praça, parou para comer alguma coisa, e na hora que ele viu o Daniel, efetuou alguns disparos”, comenta o delegado.
De acordo com os laudos periciais, Tuba descarregou o revólver 38 em Daniel, efetuando 6 disparos. Há dúvidas sobre os dois ferimentos nos braços da vítima, pois o tiro pode ter transfixado, ou seja, o mesmo projetil passou pelas mãos e atingiu o braço. Tuba afirma que foram 4 disparos.
No final da tarde desta terça-feira, Tuba passou pela Audiência de Custódia, que decidiria sobre a continuidade da prisão, mas o juiz adiou a decisão, pois aguarda a presença do representante do Ministério Público designado, pois o do Fórum está em férias. Tuba ficará preso em Pouso Alegre até nova decisão da justiça.
Veja matéria do Canal Sul das Gerais, com o jornalista Alexandre Megale
Entenda o caso
No dia 19 de dezembro de 2021 Daniel Fernandes Pereira, de 22 anos, foi executado na Praça Prefeito Antônio Oswaldo Bernardi, no Bairro Magioli, em Monte Sião com 4 tiros. A ação foi uma execução, feita por uma pessoa que chegou numa moto.
De acordo com outras notícias divulgadas na época, Daniel teria sido executado por volta das 21h20 e um desentendimento seria as causas principais do assassinato. O autor dos disparos estaria em uma motocicleta e a Polícia Militar de Monte Sião analisou as imagens de câmeras de segurança para identifica o autor dos disparos, bem como elucidar o caso.
Foto: Divulgação/ Reprodução Alexandre Megale
Veja também: