A Ponte em Arco, em Lindoia está salva da demolição, isso porque o Condephaat reconheceu sua importância histórica. O órgão estadual reconheceu a importância histórica e arquitetônica da construção, inaugurada em 1935. A resolução ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.
A Ponte em Arco, em 2018 foi alvo de desmonte, quando sua destruição já tinha começado. Por ser considerada o ‘cartão postal’ de Lindoia, teve seu tombamento aprovado por unanimidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Segundo informação divulgada pelo Portal Terra, conforme avaliação dos conselheiros, a ponte sobre o Rio do Peixe foi durante muitos anos uma das poucas ligações da região do Circuito das Águas Paulista com o sul de Minas Gerais.
Já no aspecto arquitetônico, além da singularidade da construção em arcos, nela foram realizadas as primeiras provas de carga em rodovias do Brasil, fornecendo os parâmetros que passaram a ser usados em novas construções.
Por conta dos testes pioneiros para avaliar o comportamento da estrutura durante a aplicação de cargas, a obra de arte foi objeto de vários artigos científicos no campo da engenharia.
A demolição da Ponte dos Arcos foi paralisada após mobilização dos moradores e passou por reforma. O Condephaat reconheceu o valor histórico e arquitetônico da ponte, datada de 1935.
Histórico
A Ponte em Arcos quase foi destruída, pois o projeto original da obra naquela localidade previa a sua demolição para a construção de uma nova, mais larga, com intuito de melhorar o tráfego no local.
No final de 2018, o governo estadual autorizou o início das obras, e assim parte do asfalto chegou a ser destruído, mas uma decisão judicial determinou a paralisação, pois havia sido protocolado um pedido de tombamento no Condephaat.
Enquanto o governo municipal da época, Prefeito Carlinhos Zambolim, defendia a obra, por outro lado um grupo tentava preservar o bem público. Por isso protocolaram um pedido para que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado (Condephaat) avaliasse o valor histórico da ponte.
No final de janeiro de 2019 o pedido foi acatado, o que inviabilizou a continuidade da demolição até que um parecer seja emitido pelo Condephaat.
Depois de muita polêmica, no final de 2019, o DER anunciou a construção de uma ponte paralela a já existente.
Desde o final de 2018, a passagem esta bloqueada e o trânsito foi desviado para a Rua Coronel Estevam Franco, causando transtorno a motoristas, principalmente no final da tarde, em feriados prolongado e grandes eventos – que eram realizados antes da pandemia.
Abertura do tráfego será neste mês
O Prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (PSDB) , anunciou no dia 27 de janeiro que a antiga Ponte em Arco deve ser liberada para tráfego no mês de fevereiro, após a reforma terminar.
Segundo o prefeito essa liberação foi uma promessa dos empreiteiros que ganharam a licitação das duas pontes e do Departamento de Estradas e Rodagem, DER SP, escritório de Campinas, apesar da obra da Ponte Paralela estar paralisada.
A obra da Ponte Paralela está suspensa devido a demora na desapropriação do terreno de acesso, onde hoje funciona uma loja de artigos gerais, tipo 1,99, para que seja concluído o projeto.
Porém, segundo o DER e os engenheiros das obras, a Ponte em Arco está em condições de receber o trânsito até que o outro acesso seja viabilizado juridicamente.
Foto: Reprodução Facebook
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