Éramos 13 os formandos da primeira turma do Ginásio Estadual de Águas de Lindóia, em 1958. Vinham de Monte Sião, na Jardineira do Zote: Adílson Glória, Ivone Mussi, Lucy Gotardello e Milva Zucato. Subia de Lindóia pra cá a Lourdes do Cabo. Os demais eram prata da casa.
Com a mudança do querido Zé do Barreiro, agora já são 6 os que estão do lado de lá: Adílson Glória, Airton Dâmaso, José Guilherme Barbosa, Zé do Barreiro, Geralda Zélia Pereira e Lourdes do Cabo.
Fortes e rijos (nem tanto) estamos Ismael Rielli, Ivone Mussi, Lucy Gotardello, Marlei Rezende, Milva Zucato, Maria do Carmo Machado e Valderez Nicolai.
Zé do Barreiro aparece comigo no quadro dos formandos de 1954 do Grupo Escolar e nas escadarias da Igreja Nossa Senhora das Graças, depois da missa de formatura da 1ª turma de nosso ginásio.
Aparecemos também em fotos da câmara municipal nos 6 anos que vereamos juntos – 1977 – 1982.
Embora em partidos diferentes, ele na ARENA, eu no MDB, sempre nos demos bem, especialmente quando juntos, impedimos a desapropriação do hospital administrado pelas freiras. O pai dele, Tonico Roque, era um colaborador assíduo com verduras e legumes do nosso hospital; muito amigo das freiras.
Zé, com o Aparecido Rocha de cabo eleitoral, foi o campeão de votos, mais de 500, na eleição para a câmara em 1976. Só havia eleição para vereadores – o prefeito era nomeado. Em abril de 1979, com a emancipação das 14 estâncias hidrominerais, Zé concorreu à prefeitura com o Fioravante Amigliato de vice, pela ARENA 2, ficou em segundo lugar. Venceu a chapa Dr. Adolfo e Toninho Morangão.
Anos depois, pelo MDB, foi candidato a vice de Geraldo Mantovani, atropelados pela chapa Martinho – Adílson.
Foi vereador de um só mandato prorrogado de 4 para 6 anos. Honrou a enxurrada de votos que teve. Foi um bom vereador.
Formado em agronomia pela Luíz de Queiroz, de Piracicaba, Zé foi, por muitos anos, o Engenheiro Agrônomo do Banespa e atendeu com desvelo, carinho, aconselhamentos fraternos, com amizade todos os agricultores dessas paragens.
Apaixonado pelo Barreiro, foi velado na Igreja do Bairro, construída em terreno doado por ele. São José o acolheu aqui e lá.
Ismael Rielli
15/03/2022
Foto: Reprodução / Facebook
* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia.
Veja Também, além de Éramos 13, somos 7, outros textos de Ismael Rielli:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/05/sarapatel-no-15-por-ismael-rielli/
https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/30/sarapatel-no14-por-ismael-rielli/