Os policiais da Guarda Civil Municipal de Itapira foram chamados para atender uma ocorrência de extrema crueldade na noite de sexta-feira, dia 01 de abril, no bairro Barão de Ataliba Nogueira, divisa com Jacutinga. Um homem foi amarrado em um carro e arrastado pelas ruas do bairro.
Segundo os relatos dos policiais municipais, na Rua Joaquim Gomes da Cunha, uma testemunha, JB, narrou os fatos ocorridos naquela localidade, sendo a cena uma tentativa de homicídio, revestida de crueldade.
Segundo apurado, e divulgado pelo Tribuna de Itapira, ocupantes de um veículo Gol VW, placas CHN – 6843, arrastaram um homem pelas vias do bairro. A vítima foi reconhecida como Vanderlúcio Vieira Bernardes, de 28 anos, morador de Jacutinga.
A testemunha, JB, ao ver a situação de crueldade, foi em direção ao veículo e mediante aos seus apelos e ordens, os ocupantes do carros fugiram e deixaram a vítima no chão.
Vanderlúcio Vieira Bernardes foi socorrido pelo Samu, que atendeu ao chamado, e encaminhado ao Hospital Municipal de Itapira, onde recebeu atendimento. Ele estava com diversos ferimentos.
Segundo a reportagem do Tribuna de Itapira, os autores da crueldade também devem residir em Jacutinga. O caso será investigado pela Polícia Civil de Itapira, através do SGI, tendo como base o boletim da Guarda Municipal de Itapira.
Crueldade em São Luís (MA)
Em outubro de 2020, a Polícia Civil do Maranhão prendeu um homem suspeito de assassinar um morador de rua em maio daquele ano, na capital São Luís. O dono de um restaurante foi flagrado em imagens, divulgadas também polícia, dirigindo uma Hilux com o morador de rua amarrado e sendo arrastado pelo asfalto por 1 quilômetro.
A motivação para o assassinato seria o fato de o morador de rua, identificado como Carlos Alberto Santos, supostamente ter furtado marmitas do restaurante. As imagens divulgadas pela polícia, é possível observar que o dono do restaurante tortura o homem ao arrastá-lo pelas ruas de maneira fria.
Ele, inclusive, para o carro em um determinado momento para pegar água com o vigilante, bebe tranquilamente e segue com o crime. Além de arrastar Santos pelo asfalto, o empresário deu marcha-a-ré e passou com o veículo por cima do morador de rua.
Lesão corporal X Tentativa de Homicídio
Há diferenças entre tentativa de homicídio e lesão corporal, dependendo das circunstâncias. No caso da lesão corporal, o autor age com o intuito de ferir a vítima. Este tipo de crime pode ocorrer de várias maneiras, como com agressões com ou sem arma, queimaduras, hematomas, escoriações, entre outros.
No entanto, o objetivo de quem comete a lesão corporal não é matar a outra pessoa, apesar de isso poder ocorrer. Esse tipo de crime se divide em quatro grupos: simples, grave, gravíssimo e lesão corporal seguida de morte.
Já no crime de tentativa de homicídio, o autor tem como objetivo tirar a vida de uma pessoa (ou várias), apesar de não haver conseguido. Nesse tipo de caso, pode até haver lesões corporais e comprometimento da integridade física ou da saúde da vítima, mas não há morte.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também: