Ícone do site Tribuna das Aguas

Monte Alegre retoma a tradição do Fecha Corpo nesta Sexta-Feira Santa

Fecha Corpo

Desde 1948, a cachaça com ervas garante saúde e protege contra o mau-olhado.

Em Monte Alegre do Sul, na Sexta-feira Santa, logo ao amanhecer, a Praça Bom Jesus fica tomada. É hora de seguir a tradição septuagenária do fecha corpo, ou seja, de “fechar o corpo”, tomando, em jejum, a famosa mistura de cachaça com guiné ou arruda acompanhada por um pãozinho com aliche.

Em 2020 e 2021 o evento do Fecha Corpo não pode ser realizado devido a Pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19, e aos protocolos de Saúde que proibia a agoleração de pessoas.

A tradição do Fecha Corpo começou em 1948, quando o monte-alegrense “Seu Zezé Valente” estava doente e tomou a receita que aprendera com a escrava Nhá Sabá: um remédio para “fechar o corpo” contra mau olhado, inveja e doenças. Quando a saúde melhorou, estava claro que a simpatia havia funcionado.

Durante a quaresma, período de reflexão para a igreja católica, a guiné e arruda, usadas nas religiões africanas para proteger das energias negativas formam um sincretismo religioso e se fundem aos rituais da Pelegrinação de Cristo em sua tortura e morte .

O Fecha Corpo promove a Capital da Cachaça

O Fecha Corpo é para proteção, mas também valoriza e apresenta a qualidade da cachaça monte-alegrense, Para que a tradição não seja quebrada e mais pessoas possam tomar a dose, as adegas da Rota da Cachaça também abraçaram a tradição.

Veja os estabelecimentos participantes :

Foto: Divulgação / Reprodução Arquivo

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/14/jacutinga-sedia-evento-de-moda-do-mercado-livre-e-circuito-das-malhas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/14/operacao-pascoa-espera-456-mil-veiculos-no-eixo-campinas-sul-de-minas/

Sair da versão mobile