Os prefeitos da região estiveram em Campinas nesta terça-feira, dia 19, para tratar da criação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional) que irá beneficiar a população em geral.
A reunião de criação do SAMU Regional contou com a presença dos prefeitos Gilberto Helou (PSDB), de Águas de Lindoia; Luciano Lopes (PSDB), de Lindoia; Elmir Chedid (DEM), de Serra Negra; Carlos Martins (MDB), de Amparo; e Edson Rodrigo (DEM), de Monte Alegre do Sul.
A proposta do SAMU Regional consiste em definir uma base para atender Águas de Lindoia, Serra Negra, Lindoia e Monte Alegre do Sul. Os quatro municípios confirmaram hoje o interessem em firmar o pacto de criação da base, enquanto o município de Amparo avalia a entrada no consórcio e deve se manifestar nos próximos dias.
O planejamento da Prefeitura de Águas de Lindoia é continuar com o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Salmu) que existe no município e que realiza um excelente trabalho.
A base do SAMU Regional complementaria o serviço de atendimento de casos considerados gravíssimos e que necessitem de remoção direta para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – como vítimas de acidentes de trânsito com quadros neurológicos graves, pacientes vítimas de AVC´s ou de problemas cardíacos, por exemplo.
Com a instauração da Base do SAMU Regional, ambulâncias equipadas com UTI ficarão de prontidão para atender em até 25 minutos qualquer ocorrência.
Uma central de regulação ficaria a cargo de definir o direcionamento do atendimento, bem como fazer o contato com os hospitais da região responsáveis por acolher os pacientes e realizar o tratamento adequado para cada caso.
Uma nova reunião deverá ser agendada entre os prefeitos para a definição dos detalhes e para as tratativas legais necessárias para dar andamento ao consórcio.
Foto: Divulgação / PMAL
Veja também: