Um caminhão usado por uma empresa de São Paulo para entregas de produtos pegou fogo nesta terça-feira, dia 19, por volta das 17 horas, em frente a Adega da Praça, na Praça Dr. Getúlio Vargas, em Lindoia.
A situação assustou a todos que ali presenciaram o em caminhão em chamas. Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, o motorista saiu para fazer entrega e percebeu que seu veículo estava em chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu no local, bem como a Guarda Civil Municipal – GCM de Lindoia e a PM.
A possível causa do incêndio do caminhão pode ser pane elétrica. Ninguém se feriu. E os prejuízos não foram divulgados.
Veja video do momento em que o veículo pega fogo (imagens redes sociais)
Entenda o que pode causar incêndio em veículo
Segundo especialistas em mecânica, para que um incêndio aconteça, é preciso que uma série de elementos estejam presentes e que desencadeamentos de ações aconteçam. Estes componentes e ações são conhecidos como tetraedro do fogo: combustão, comburente, calor de ignição e reação em cadeia.
O fogo descontrolado pode acontecer a partir de diversas causas. Uma delas, bastante comum, está relacionada ao sistema elétrico de maquinários.
Por que a pane elétrica pode causar incêndio?
As máquinas como ônibus e caminhões estão sujeitas a operar em condições severas. Tempo prolongado de funcionamento, superaquecimento ou ambientes extremos são algumas das circunstâncias que geram desgaste nos componentes e levam à falhas e pane elétrica.
Fios desgastados ou instalados incorretamente podem gerar fagulhas que, por sua vez, podem ser o gatilho para um incêndio.
Algumas observações para evitar a pane elétrica
Veja alguns dos componentes de um sistema elétrico que merecem atenção constante e quais os cuidados necessários:
- Bateria
A bateria precisa de limpeza periódica no suporte, terminais de cabos e pólos, devido à possíveis oxidações e formação de zinabre. A presença de oxidação pode vir a desgastar a fiação. Ao fazer a limpeza dos terminais da bateria, desconecte primeiro o cabo negativo. Isso a isola eletricamente e elimina riscos de faíscas e explosões. - Chicotes elétricos
Os cabos elétricos que compõem o chicote também estão sujeitos a danos e necessitam de manutenção preventiva periódica. As principais causas são: Cabos desconectados; excesso de contato entre diferentes tipos de fios; rompimento interno; mau contato; problemas internos em cabos transmissores; problemas eletromagnéticos. - Alternador, Caso o alternador não esteja funcionando corretamente, pode causar a sobrecarga de todo o sistema elétrico. É uma peça simples, mas composta de diversos componentes que demandam verificação constante: carcaça, estator, rotor, anéis coletores, escovas, regulador de tensão, polia e ventoinha de refrigeração.
Fotos e imagens: Redes sociais
Veja também: