Águas realiza Dia “D” de vacinação contra Sarampo e H1N1 neste sábado
Ação acontece em todas as unidades de saúde do município
A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia vai realizar o Dia D da vacinação contra o Sarampo e a Influenza (gripe) neste sábado, dia 30, das 8h às 17h em todas as unidades de saúde do município.
Contra o Sarampo devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e profissionais de saúde. Já a vacina contra a Influenza deve ser aplicada em idosos acima de 60 anos, de acordo com a campanha nacional. Ambas as campanhas de vacinação serão realizadas até a primeira semana de junho.
Para receber a dose da vacina é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial. Profissionais de saúde devem apresentar documento que comprove atuação na área. Mais informações poderão ser obtidas nas unidades de saúde e na Secretaria de Saúde pelo telefone 3824 1409.
Influenza
A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em abril com as entregas dos imunizantes pelo Instituto Butantan, que é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. Já foram imunizados idosos acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde.
No dia 2 de maio deve ser iniciada a vacinação para crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;
No dia 9 de maio começam a ser imunizados indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades.
A partir de 16 de maio poderão tomar a dose profissionais de forças de segurança e salvamento, das forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.
A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.
Foto: Divulgação
Veja também: