“Enviar luz para a profundidade dos corações humanos – a profissão do músico”
ROBERT SCHUMANN
Inspirados pelo concerto de piano inesquecível “A influência do Romanticismo”, realizado em 12 de setembro de 2009, no Hotel Monte Real, de Águas de Lindóia, resolvemos dedicar este artigo à musicoterapia.
De acordo com a enciclopédia “Wikipédia”, “Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)
Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre esses estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos.
O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregos pré-socráticos.”
Mas para usufruir o grande benefício da musicoterapia, não é necessário estar de alguma forma doente. Alías, na atualidade todo o ser humano tem necessidade de recorrer a meios de restabelecimento físico e emocional, devido à enorme carga de estresse, agitação e até depressão com que está confrontado todos os dias. Portanto, nada melhor do que assistir a um concerto adequado que pode ser facilmente proporcionado por um CD de música clássica. Sim, CLÁSSICA, pois esse tipo de música não excita, mas equilibra. Podemos comparar uma sessão de música a um belo banho de chuveiro que todos apreciam pelo bem-estar que dele resulta: ele limpa o corpo físico; a música clássica limpa a alma!
Seguem alguns exemplos extraídos e traduzidos do livro alemão “A Farmácia doméstica de Música”, resultado de um trabalho inédito do Prof. Dr. Christoph Rueger, que indica para cada tipo de problema a música adequada:
Distúrbios do sono: Franz Schubert (canções noturnas);
Solidão: Richard Strauss (fonte de meditação e sabedoria, baseada em “Assim fala Zarathustra”, de Nietzs- che)Tschaikowsky (1ª Sinfonia “Sonhos de Inverno”); Felix Mendelsohn Bartholdy (3ª Sinfonia, a Escocesa); Franz Liszt (Sonata h-menor)
Fraqueza – Sergej Rachmaninow (Rapsódia sobre um tema de Paganini)
Memória e concentração – Franz Liszt (Sonata h-menor)
Depressão: Antonin Dvorak (Sinfonia f-maior); Amadeus Mozart (concerto de piano c-menor); Robert Schumann (concerto a-menor)etc. etc.
A esta altura gostariamos de lembrar que foi ou ainda é costume em algumas localidades que os sinos das igrejas tocam às 18h00 horas, anunciando o fim do dia.
O som dos sinos é um magnífico calmante para as almas agitadas e parece que cobrem com uma manta de paz toda a região ao redor. Um costume que deixa saudades.
Quão grande é então o impacto dos carrilhões nas famosas igrejas do mundo, que com a sua vibração poderosa atingem toda a cidade, envolvendo os corações da população e expandindo uma imensa onda energética de harmonia e paz: MUSICOTERAPIA!
A música – melhor do que qualquer outra arte – é apropriada para iluminar a subconsciência.
ALGUMAS DICAS PARA A SUA BELEZA:
Para manter o aspecto juvenil da pele ela precisa de vitamina C que é importante para a formação de colágeno. Junto com silício e elastina, o colágeno é responsável por uma pele elástica e juvenil. A vitamina C pode também consertar distúrbios da pele. Por isso, recomenda-se comer pimentão, xucrute, salsinha e kiwi. Também muito valioso para uma pele atraente é o oligoelemento zinco, o qual encontramos em flocos de aveia e bananas.
Outrossim, a pele deve ser abastecida com vitamina A e betacarotina que são contidas em cenoura, papaia, péssego e abóbora. É uma prevenção contra a formação de rugas.
Não devemos esquecer de beber bastante água que torna a pele lisa.
Para a prevenção de manchas de idade, precisamos de vitamina E e selênio que se encontram em germes de trigo, óleo de germes de trigo e produtos de cereais integrais.
O uso de óleo de abacate é indicado para a pele madura. Também azeite de azeitona e óleo de macadamia podem ser usados.
********
Uma máscara consistindo de 4 colheres de sopa de ricota misturada com 4 colheres de nata azeda (ou coalhada), 2 colheres de sopa de cenoura (sem agrotóxico) ralada e uma gema de ovo é passada no rosto. Após apenas 5 minutos de penetração remover a máscara com água. Essa máscara fornece vitamina A, betacarotina e muita vitamina E bem como óleo de ovo que tem um efeito todo especial de rejuvenecimento e anti-inflamatório.
“Almas demais desperdiçam tempo e energia pondo a culpa dos erros do mundo em todas as outras pessoas, em vez de reconhecerem que podem fazer alguma coisa de útil pelo todo se começarem pondo ordem dentro de si mesmas.
Ponha ordem em sua casa. Quando uma pedra é lançada no meio de um lago, ondinhas se espalham para as margens, mas tudo começa com aquela pedra, tudo começa daquele centro.
Comece em si mesmo; você pode irradiar paz, amor, harmonia e compreensão para todos que estão à sua volta. Ponha-se em ação.”
(extraído do livro “Abrindo Portas Interiores” de Eileen Caddy)
Veja também:
CANTAR TAMBÉM É SAÚDE
CURA PELA MEDITAÇÃO
Imagem de Brenda Geisse por Pixabay