As vagas são para nível fundamental completo e o salário pode chegar a R$ 3 mil.
O IBGE abriu um processo seletivo simplificado complementar para a contratação de recenseadores para o Censo 2022. São 48.535 vagas para todo o Brasil, incluindo 663 destinadas ao Sul de Minas, sendo 46 para o Circuito das Malhas, para Monte Sião e cidades vizinhas.
A contratação de recenseadores é temporária e o contrato terá duração de até três meses, podendo ser prorrogado. As vagas são para nível fundamental completo.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online até dia 15 de junho na página do concurso ou no link http://www.ibge.gov.br/pss-complementar .
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. O contratado também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.
A seleção será feita por análise curricular. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.
Os recenseadores tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.
Acesse o edital completo: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html
Veja as vagas de recenseadores destinadas para as cidades que compoem o Circuito das Malhas, no Sul de Minas
Borda da Mata: 12
Inconfidentes: 1
Jacutinga:16
Monte Sião:12
Munhoz:2
Ouro Fino:13
Na região do Circuito das Águas Paulista são 145 vagas de recenseadores oferecidas. Veja:
- Águas de Lindóia, 12 vagas
- Amparo, 42 vagas
- Holambra, 10 vagas
- Jaguariúna, 24 vagas
- Lindóia, 3 vagas
- Monte Alegre do Sul, 2 vagas
- Pedreira, 36 vagas
- Serra Negra, 13 vagas
- Socorro, 16 vagas
TOTAL 164 vagas
Veja os requisitos necessários para participar do Concurso para recenseador:
- Ter ao menos ensino fundamental completo e idade superior a 18 anos.
- Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
- Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
- Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
- Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
- Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/11/serra-negra-tera-crochetaco-no-dia-16-de-julho/