Serra Negra: Gerson Cordeiro é homenageado em mostra fotográfica

Mostra “Serra Negra: Tuas Terras, Nossas Histórias” foi aberta na PEI Dr. Jovino Silveira, na quinta (30)

A PEI Dr. Jovino Silveira, em Serra Negra, promoveu nas últimas semanas de junho, apresentações das culminâncias da disciplina Eletiva, dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na quinta-feira, dia 30, uma mostra fotográfica homenageou Gerson Cordeiro.

A mostra fotográfica foi o resultado do curso Fotografia: Arte & Turismo, ministrado aos alunos do Ensino Médio, pelos professores Eliane Prado e Gustavo Ruiz, com a participação voluntária do fotógrafo Gerson Cordeiro. A Mostra foi denominada “Serra Negra: Tuas  Terras, Nossas Histórias”, reunindo o aproveitamento da turma.

O objetivo do curso, ministrado em duas aulas semanais, com atividades externas de fotografia e informações teóricas, foi desenvolver o olhar estético dos alunos, de formas e imagens, aplicado a natureza e aos logradouros e pontos turísticos da Estância Hidromineral de Serra Negra.

“Pretende-se a partir da análise e produção de fotografias o aperfeiçoamento do olhar crítico e artístico do local onde se vive e se estabelece relações emocionais, sociais e históricas. Além disso, espera-se oportunizar os participantes a possibilidade de conhecer paisagens, pontos turísticos, logradouros, bem como, espaços do cotidiano, em que a cidade seja revelada em imagens (fotografias) e textos”, explica a ementa do curso.

A Mostra “Serra Negra: Tuas Terras, Nossas Histórias” tem mais de 50 fotos, todas tiradas via celular, pelos alunos,  referentes aos temas: Cidade; Pontos Turísticos, Natureza, Memórias Afetivas, Pet Friends e Nossa equipe.

Também foi montado um painel contando a saga do fotógrafo Gerson Cordeiro, desde o inpicio de sua profissão. Uma homenagem que reúne seu trabalho de ingresso ao jornalismo fotográfico e documentos diversos, como históricos escolares. Gerson Cordeiro foi aluno da EE Dr. Jovino Silveira.

 

Mostra
Abertura: Gerson Cordeiro e os professores Eliane Prado e Gustavo Ruiz (Foto: Prof. Brígida)

Sobre o homenageado

Gerson Pinton Cordeiro, 58 anos, é sem dúvida o fotógrafo mais prestigiado e respeitado de Serra Negra. Sua história na profissão de repórter fotográfico e designer de imagens começou em 3 de novembro de 1985, quando fotografou uma enchente que inundou a Rua Cel. Pedro Penteado, no centro da cidade.

As imagens daquela enchente, na época um documento histórico, foram publicadas no jornal O Serrano, principal órgão de imprensa da época na cidade, e se transformaram em um processo jurídico da Administração Municipal para a busca de recursos junto ao Governo do Estado. Além disso, revelaram o profissional da fotografia.

Foi um momento mágico, delineador de uma nova jornada. Segundo Gerson Cordeiro, “a foto começa com uma ideia”. Naquela oportunidade, ele abandonou o trabalho como bancário, pensou num ângulo para usar uma nova máquina fotográfica e concretizou a reportagem da enchente. O sucesso veio de imediato devido a inusitada reportagem.

Hoje, parece algo simples, mas em 1985 a revelação fotográfica era rara, demorava uma semana para se ver as fotos impressas em papel fotográfico. A tecnologia não era digital, com necessidade maior do emprego de técnica e de estudo.

Gerson Cordeiro sempre estudou fotografia e tecnologia. Ele é um pesquisador contumaz. Ao ingressar na profissão de fotógrafo, foi além das imagens, investindo em conhecimento multimídia e mais tarde, empreendeu neste setor.

Segundo a esposa do homenageado, Margarete Pietrafeza, em 1989, Gerson aprendeu a revelar suas fotos, em Preto e Branco. Ele utilizava o banheiro da casa da família para realizar o processo que era totalmente manual.

Por volta de 1992, começou a fazer fotos comerciais e também aérea.  Até 2007, quando decidiu parar com as fotografias sociais, de casamentos, tinha contabilizado o registro de  900 enlaces.

De 2007 até hoje, Gerson Cordeiro se especializou em eventos empresariais com filmagens e transmissão simultânea, com multicâmeras. Além disso, também produz documentários e comerciais. Ele integra o Comtur de Serra Negra e neste primeiro semestre de 2022 foi voluntário nas aulas de Eletiva da PEI Dr. Jovino Silveira.

Veja um pouco da mostra “Serra Negra: Tuas Terras, Nossas Histórias”:

PEI Dr. Jovino Silveira

A PEI Dr. Jovino Silveira está em seu primeiro ano de atuação, porém a escola. Em 2022 a EE Dr. Jovino Silveira de Serra Negra adotou o Programa Ensino Integral – PEI. Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

A PEI EE Dr. Jovino Silveira atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, a EE Dr. Jovino Silveira possui cursos técnicos de Recursos Humanos, Guia de Turismo e Administração ministrados através de parceria com a ETEC.

No Período noturno a escola oferece Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Foto: Em frente ao mural de homenagem ao fotógrafo a diretora da escola, Nádia Carvalho junto a Gerson Cordeiro e os professores Gustavo Ruiz e Eliane Prado (Prof. Brígida)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/02/lindoia-recebe-r-16-897-20000-em-verbas-para-obras/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/02/a-razao-das-mulheres-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/02/serra-negra-in-concert-tem-musica-teatro-circo-danca-neste-fim-de-semana/