O leitor denuncia descarte de esgoto no Ribeirão das Águas Quentes
Nesta segunda-feira, dia 19, a redação o Tribuna das Águas recebeu a denúncia de um leitor sobre o descarte irregular de esgoto no Ribeirão das Águas Quentes, em Águas de Lindoia.
Segundo o leitor, “… é preciso tornar público esse descaso ambiental no Ribeirão das Águas quentes, fundos da Av. Achilles Mantovani, (Água do canal), sendo contaminado, com esgoto a céu aberto, cheiro horrível…”.
Ele explica “que o conduto de esgoto antigo…que vai para a Estação de Tratamento dos Moreiras não suporta o volume em dias de chuva, arrancado as tampas de cimento que estavam apoiadas com sacos de areia”.
Para o denunciante a situação é classificada como descaso total com a natureza. Ele encaminhou um vídeo em que se constata a irregularidade.
Veja o vídeo:
Prefeitura se manifesta sobre a denúncia
Sobre as imagens encaminhadas pelo leitor, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas de Lindoia informou que o Saae Ambiental comunicou que operários estão realizando manutenções no trecho onde foi constatado despejo de esgoto irregular.
“Ainda de acordo com o Saae, na semana passada houve um entupimento na rede coletora de esgoto próximo à Av. Aquiles Mantovani, onde parte do esgoto acabou indo para o rio, deixando com aspecto escuro e formando algumas espumas. No mesmo dia, (sexta-feira) o problema foi solucionado pela equipe”, destaca em nota a Assessoria de Imprensa.
Sobre a canaleta, segundo a Assessoria da Prefeitura, quando chove, há um grande aumento de água no esgoto, devido à ligações clandestinas de água fluvial, que podem ocasionar o extravasamento desse esgoto.
“O Saae vem trabalhando para eliminar estas ligações irregulares e constantemente realiza manutenções preventivas nesse trecho. Nos últimos meses foram substituídos 30m dessa canaleta em alvenaria por tubos de ferro fundido – material mais adequado”, pontuou.
Segundo a Assessoria de Imprensa, nesta semana o trecho do Ribeirão das Águas Quentes destacado na filmagem encaminhada pelo leitor continuará em manutenção, levando em consideração que se trata de um local de difícil acesso, dificultando a manutenção e reparo. Não há previsão específica de quando a obra será concluída.
Veja também: