Lindoia: Caso de Varíola dos Macacos está descartado após exame negativo
A Diretoria de Saúde de Lindoia informou nesta quinta-feira, dia 18, que o caso suspeito de Varíola dos Macacos está descartado após o resultado de exame da paciente ter dado negativo para a doença. De acordo com informações colhidas por esta reportagem, o teste foi feito na Unicamp na quarta-feira, dia 17, e o resultado foi conhecido hoje.
Também nesta quinta-feira, dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde revisou, o número de casos de varíola dos macacos em Campinas e removeu uma confirmação. A informação é que o caso foi notificado para Campinas, mas o paciente é morador de Valinhos, o que configura o segundo caso naquela cidade e descartado mais um caso em Campinas.
De acordo com a Prefeitura de Valinhos, o caso, que havia sido divulgado na segunda-feira, dia 16, refere-se a um morador atendido no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, no dia 8 de agosto, apresentando febre, cefaleia, fraqueza, dor e lesões pelo corpo.
Com a mudança, Campinas passou a ter 37 moradores infectados, sendo descartado 1 caso. Em toda área de cobertura do g1 Campinas, que reúne 31 cidades, há 53 contaminados pelo vírus monkeypox ou Varíola dos Macacos
Veja o quadro de casos da Varíola dos Macacos na região de Campinas:
- Campinas: 37
- Indaiatuba: 2
- Paulínia: 2
- Jaguariúna: 2
- Sumaré: 2
- Vinhedo: 2
- Americana: 2
- Valinhos: 2
- Hortolândia: 1
- Amparo: 1
Surto Varíola dos Macacos (monkeypox)
Entre os casos descritos neste surto no Brasil, o principal sintoma apresentado foi o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas. Elas podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus. Podem ou não ser doloridas.
Outros sintomas:
- Caroço no pescoço, axila e virilhas
- Febre
- Dor de cabeça
- Calafrios
- Cansaço
- Dores musculares
*com informação G1 Campinas
Foto: Reprodução
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/17/lindoia-tem-um-caso-suspeito-de-variola-dos-macacos/