A Estância de Serra Negra celebra nesta sexta-feira, dia 23, seus 194 anos de Fundação. Para a data estão previstos diversos eventos e homenagens. Logo pela manhã, a contece um desfíle cívico, reunindo todas as escolas do município na Avenida 7 de Setembro, a partir das 8h30.
Outro destaque em Serra Negra é o início da edição 2022 da Festa D’Itália, que este ano ocorre nos arredores da praça John Kennedy, onde fica a sede da prefeitura. A entrada é gratuita. A festa acontece até domingo, dia 25, e tem muito da cultura dos imigrantes que ajudaram a construir o desenvolvimento da Estância.
Veja a programação que celebra os 194 anos de Serra Negra:
8h: Hasteamento das bandeiras com a participação da banda Lira. Local: Praça Rio Branco (praça do Fórum).
8h30: Desfile cívico de aniversário e entrega da “Biblioteca Móvel da Serra”. Local: Avenida 7 de Setembro, centro.
Festa D’Itália
Sexta-feira, dia 23
- 12h: Banda Lira
- 15h: A&A Música e Arte
- 17h: “Música dall’Itália” – Fanfarra da EE Lourenço F. de Oliveira
- 19h: Tenores do Brasil
Sábado, dia 24
- 11h – Canzone D’Itália com Cabral
- 13h – Ritmos Italianos (Cia. Allegro)
- 14h – Mário Niero
- 17h – Sexteto Bertolini Musical
- 20h – Fred Rovella
Domingo, dia 25
- 11h – Renato Gabianni
- 14h30 – Tony Angeli
- 17h – La Canzoni D’Itália
- 19h – Grupo Musical Veredas
Local: Praça John Kennedy (Em frente a Prefeitura)
História
Serra Negra celebra 194 anos nesta sexta-feira. A cidade foi fundada em 23 de setembro de 1828 por Lourenço Franco de Oliveira. A fundação se dá em função da pequena capela construída nas terras de Lourenço Franco de Oliveira (local do atual bairro das Três Barras) recebeu a concessão de Capela Curada (termo que institui um paróquia) pelo bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, de Mogi Mirim. Em 12 de março de 1841 a capela, pertencente à região de Mogi-Mirim, foi elevada à categoria de Freguesia (povoação sob aspecto eclesiástico).
Em 24 de março de 1859, Serra Negra foi elevada à categoria de Vila, sendo os respectivos habitantes obrigados a construir Cadeia e Casa da Câmara a sua custa.
A primeira sessão da Câmara Municipal foi realizada em 7 de setembro de 1859. Pela lei n° 113 de 21 de abril de 1885, a Vila de Serra Negra foi elevada à categoria de cidade. Inicialmente, os lavradores que moravam em Serra Negra cultivavam cereais. No ano de 1873 teve o início do plantio de café em larga escala.
A partir de 1880 começaram a chegar as primeiras famílias de imigrantes italianos para trabalharem nas lavouras de café, mudando totalmente as características portuguesas da colonização e revelando ser a tradição italiana fator predominante na contribuição da cultura local.
Em março de 1892 foi inaugurado o ramal férreo da Companhia Mogiana. A locomotiva fazia o trajeto de Serra Negra até Campinas. Além do transporte de passageiros, o principal produto transportado era o café. O ramal foi desativado em 1956, quando as estradas de rodagem já se desenvolviam em larga escala no país. Na década de 1920 a economia brasileira já começava a sofrer os efeitos ocasionados pelo excesso da produção de café.
A baixa dos preços e a quebra da bolsa de Nova York em 1929, acarretou a decadência da economia cafeeira.Serra Negra, embora afetada pela crise, já recebia os primeiros benefícios da descoberta da qualidade terapêutica de suas águas minerais a partir da Fonte Santo Antonio, de Luiz Rielli.
A descoberta das propriedades radioativas das águas em 1928 levou à criação, em 1930, de um pavilhão hidroterápico construído ao lado da grandiosa fonte. Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais de Serra Negra indicadas para os mais diversos tratamentos de saúde.
O reconhecimento da qualidade das águas minerais levou à denominação de Serra Negra, pelo então Presidente da República Washington Luís, como ‘Cidade da Saúde’. Em 1938, o Decreto assinado pelo então governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, elevou Serra Negra à categoria de Estância Hidromineral e Climática. Atualmente, a Estância Hidromineral de Serra Negra tem no turismo sua principal atividade econômica, seguida da agricultura, com predominância para o cultivo do café.
O desenvolvimento turístico impulsionou a criação de uma rede hoteleira de qualidade, de um comércio diferenciado e de diversos pontos de turismo central e de campo.
Foto: Reprodução
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/22/esforco-pela-paz-por-celso-antunes/