A karateca monte-sionense Maria Clara da Silva conquistou a medalha de prata nesta quarta-feira, dia 03, nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janiero.
Segundo o técnico Fábio Cadan, “Maria Clara entrou no tatame e conseguiu, mais uma vez, demonstrar toda sua qualidade, vencendo todas as lutas, de forma incontestável, até chegar à final da categoria. Na final, estava ganhando a luta até o último segundo, quando cometeu uma falta desnecessária que lhe custou a vitória. Perdeu por 1 ponto, terminando com a honrosa medalha de prata”, narrou.
Na disputa, na categoria em que a monte-sionense está, participaram 22 atletas. Maria Clara representou a Escola Municipal Padre Reinaldo e por consequência, a cidade de Monte Sião e o Estado de Minas Gerais.
Saga até o RJ
A atleta Maria Clara da Silva embarcou para participar do maior evento escolar do país, os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, que conta com cerca de 6000 atletas, de todos os Estados da Federação, e disputam 17 modalidades esportivas, na segunda-feira, dia 31 de outubro.
As competições dos JEB’s acontecem nas arenas do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Em 2021, Maria Clara foi a única medalha de ouro de Minas Gerais no karate.
Segundo o treinador Fábio Cadan, o início da jornada de Maria Clara para conseguir disputar o evento de 2022, ela foi na segunda-feira, dia 31, para Pouso Alegre, juntando-se lá com outros integrantes da Seleção Mineira, partindo então para Belo Horizonte.
Para chegar em Belo Horizonte, o grupo de atletas passou por diversos bloqueios de manifestações bolsonarístas, pós-eleição. “Por muito pouco a seleção mineira não perde o vôo que saiu de Belo Horizonte. Dentro do avião, houve alteração da rota e tiveram que pousar em São Paulo. Permaneceram por diversas horas em São Paulo, aguardando que o aeroporto do Rio de Janeiro oferecesse condições seguras de pouso. Chegou ao Rio de Janeiro na noite de 01/11. Em 02/11 foi o dia da pesagem”, explica Fábio Cadan.
Maria Clara retorna à Monte Sião no sábado, dia 05, e já refaz as malas rumo a São Paulo, onde disputará os 2 últimos eventos do ano: A Final do Campeonato Brasileiro no dia 09 e a Final do Campeonato Estudantil, no dia 11.
Palavra do treinador
“A Academia Dojo Kai de Monte Sião, dos professores Fabio Cadan e Paulo Simões, está em festa novamente por esta importantíssima conquista de sua aluna. Agradecemos a todos parceiros da atleta, à Associação Atlética Monte-sionense, aos companheiros de treinos, aos familiares e amigos, à toda estrutura da administração municipal e todos que torceram pelo sucesso da Maria Clara. Maria é fruto do trabalho social, desenvolvido pela Associação Monte Sionense de Karate, em parceria com o Departamento Municipal de Assistência Social do Município”, finaliza.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também: