Ícone do site Tribuna das Aguas

Águas de Lindoia e Itapira estão em estado de atenção pela Defesa Civil

Defesa Civil

A Defesa Civil estadual colocou as cidades de Águas de Lindóia e Itapira em estado de Atenção, pois registraram mais de 80 mm de precipitação nas últimas 72 horas e a previsão é de chuva nos próximos dias.

A condição de estado de atenção foi divulgada nesta terça-feira, dia 10, pela Defesa Civil estadual, numa nota de atualização informativa. As cidades de Águas de Lindóia e Itapira estão em estado de atenção para chuvas, e Socorro, permanece em estado de alerta.

O estado de atenção ocorre quando o município registra ao menos 80 mm de chuva em três dias. A classificação indica risco de deslizamentos de terra, quedas de muros, além de eventual inundação.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, nesta segunda-feira, dia 09, Águas de Lindóia registrou precipitação de 86,6 milímetros e Itapira , de 113,8 milímetros.

Em Itapira as ruas ficaram alagadas na Vila Santa Marta, Boa Esperança e Centro. Além disso, moradores também relataram enxurradas nos jardins Guarujá e Magali.

Já em Águas de Lindoia, segundo o coordenador da Defesa Civil, Eduardo D’Arangona Malheiro, a Defesa Civil local fez vistoria nos locais que sempre são atingidos pelas chuvas e está monitorando os efeitos das  precipitações volumosas. Ele destaca que as previsões indicam chuvas até sexta-feira, dia 14.

A Defesa Civil de Águas de Lindoia conta com apoio das Sscretarias de Trânsiti, Obras e Meio Ambiente e de voluntários para o enfrentamento das ocorrências. “Temos as secretarias que auxiliam, voluntários e pessoas da garagem. E se for caso grave, solicitamos o auxilio da Defesa Civil estadual”, destaca

Socorro segue em alerta

A cidade de Socorro registrou 46,8 milímetros nas últimas 72 horas. Mesmo com o volume menor, a cidade permanece em alerta desde o dia 6 de janeiro, depois que, segundo a Defesa Civil, equipes técnicas do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vistoriaram o local e identificaram pontos sensíveis ou de risco.

No início da semana passada, um temporal atingiu Socorro e fez com que casas e lojas ficassem danificadas, além de ruas alagadas.

Previsão do tempo

Segundo o portal G1, os meteorologistas apontam que, para o restante da semana, a previsão é de que o sol volte a aparecer com mais força em cidades da região de Campinas (SP). No entanto, ele deve vir acompanhado de novas pancadas de chuva.

Foto: Avenida das Nações Unidas, em Águas de Lindoia, teve pontos de alagamentos nesta segunda-feira, dia 9 (reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/09/pmmg-intensifica-protecao-de-predios-das-instituicoes-publicas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/09/pmmg-intensifica-protecao-de-predios-das-instituicoes-publicas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/09/processo-seletivo-para-motoristas-de-transporte-escolar-e-aberto-em-s-negra/

Sair da versão mobile