A Prefeitura de Lindoia, através da Diretoria de Esportes, promove uma vivência em judô com o medalhista olímpico Henrique Guimarães, neste sábado, dia 28 de janeiro, às 9h30 na sede do CRAS.
O atleta Henrique Guimarães iniciou o judô com 4 anos de idade, com a finalidade de acalmar um pouco a criança agitada que era. Permaneceu por 14 anos como titular da Seleção Brasileira de Judô, com participação nas Olimpíadas de Atlanta/1996, Sydney/2000 e Atenas/2004.
Henrique Guimarães aposentou-se, ainda titular, após as Olimpíadas de Atenas, tendo conquistado muitas medalhas para o Brasil, sendo a principal delas a Medalha de Bronze nas Olimpíadas de Atlanta/1996.
Atualmente Henrique Guimarães atua como técnico de judô, treinando revelações do esporte, além de estar a frente de seu projeto social “Você Quer, Você Pode”, onde crianças carentes recebem além dos treinos de judô, bolsa em universidade e a oportunidade do primeiro emprego, ou seja, um verdadeiro projeto de inclusão social.
Alguns títulos de Henrique Guimarâes:
- Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996),
- Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata (1995),
- Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003),
- Vice-Campeão Mundial Júnior(1992),
- Vice-Campeão (por equipe) no Mundial da Bielorrússia (1998),
- Bicampeão do Campeonato Pan-Americano de Judô,
- Hexacampeão Sul-Americano,
- Campeão (por equipes) do Grand Prix Nacional (2003).
Judô
O judô é uma arte marcial japonesa e um esporte olímpico de combate desde 1964. Trata-se de um esporte de defesa pessoal tem como objetivos melhorar a coordenação motora, a concentração, a autoconfiança, além de fortalecer o físico, o espírito e a mente.
Atualmente, o judô é um esporte muito praticado no mundo por adultos e crianças, homens, mulheres e idosos.
A prática de judô foi criado em 1882 no Japão pelo mestre Jigoro Kano. No mesmo ano, ele criou o Instituto Kodokan que ensinava as técnicas e a filosofia associada ao esporte.
Para criar essa arte marcial, ele reuniu alguns elementos de outras artes marciais ancestrais, e pouco depois de ser criado, foi oficializado no Japão. Em grande parte, o judô é derivado do Ju-Jutsu que utiliza o corpo para atacar seu oponente e se defender.
Foto: divulgação / Reprodução
veja também: