As tarifas de energia da CPFL Paulista aumentam a partir deste sábado, dia 8, para os consumidores de 234 municípios paulistas onde a distribuidora é responsável pelo serviço, incluindo a região de Campinas e seis cidades do Circuito das Águas Paulista, menos Jaguariúna, Pedreira e Holambra.
Segundo a empresa, o índice médio de 4,89% foi homologado dia 4 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o reajuste será percebido, de forma proporcional, a partir da próxima fatura.
Em janeiro, uma audiência da Aneel em Campinas chegou a discutir reajuste com índices entre 9,51% e 10,32% para clientes da distruidora.
“A cada cinco anos a Aneel estuda todos os itens que compõem a conta de energia elétrica e define a revisão tarifária da CPFL Paulista. O objetivo do órgão regulador é sempre preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão”, diz nota da CPFL Paulista.
Segundo a assessoria da CPFL ao portal G1, no cálculo das tarifas a Aneel considerou a previsão de custos com compra de energia (geração), sistema de transmissão e encargos setoriais, de acordo com as regras estabelecidas para o setor. Já para a distribuição da energia elétrica, neste caso sob responsabilidade da própria CPFL, a agência reguladora estabeleceu a receita de eficiência da empresa.
A empresa informou que os custos não gerenciáveis por ela aumentaram e foram impulsionados principalmente pelo aumento de despesas com as transmissões.
“Energia apresentou-se estável e encargos setoriais, com queda: o primeiro já reflete a redução da tarifa Itaipu, ocorrida a partir de janeiro, e o segundo em função do recebimento de recursos oriundos da privatização da Eletrobrás.”
Em relação aos custos gerenciados pela própria CPFL Paulista, a empresa alegou que se mantiveram estáveis e a Aneel considerou os investimentos da distribuidora nos últimos cinco anos.
Veja a nova tabela de valores dos serviços da CPFL Paulista
Clientes residenciais e pequenos comércios – aumento de 4,3%
Imóveis ligados em baixa tensão – aumento de 4,6%
Imóveis ligados em alta tensão – aumento de 5,44%
Confira as cidades atendidas pela CPFL Paulista no Circuito das Águas
- Águas de Lindóia
- Amparo
- Lindóia
- Monte Alegre do Sul
- Serra Negra
- Socorro
Como a conta é dividida?
Geração: 32,5%
Tributos: 14,9%
Encargos setoriais: 19,1%
Distribuição: 23,6%
Transmissão: 9,9%
A CPFL Paulista é a terceira maior distribuidora de energia do país, tem sede na metrópole, e atende aproximadamente 4,9 milhões de clientes em 234 cidades de São Paulo.
*Com informações do G1
Foto: Reprodução
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/08/ype/