Nesta terça-feira, dia 11, as cidades de Lindoia e Águas de Lindoia tiveram reuniões com responsáveis pela segurança pública para traçarem planos de proteção das escolas municipais, estaduais e demais instituições educacionais.
Em Lindoia, a reunião foi convocada pelo prefeito Luciano Lopes (PSDB), que convidou o 1º Sgto Gabriel da Polícia Militar; o Delegado Percival Bueno e o assessor Humberto da Polícia Civil; o Diretor de Segurança Pública e o chefe da GCM, Helton Luiz de Maraes, além das diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais.
Na pauta, a segurança pública nas escolas de Lindoia. Segundo divulgado pela prefeitura de Lindoia, a intenção da reunião foi formular um plano de ação para prevenir ataques violentos, como registrados nos últimos dias em diversas localidades do país.
“Foram discutidas melhorias estruturais, em projetos futuros, como implantar o monitoramento dentro das unidades escolares junto com botão do pânico (um alarme que aciona diretamente os departamentos de segurança)”, destaca nota nas redes sociais.
De imediato, ficou acertado um maior controle do acesso ao interior dos estabelecimentos de ensino e o acompanhanto por um vigia. Também será intensificada a Patrulha Escolar, sendo que os três órgãos de segurança irão atuar em conjunto de maneira setorizada: a GCM vai monitorar a Escola Iracema, Clubinho e Creche Vovó Maria.
A Polícia Militar ficará com a EMEI Arco Iris e EE Pedro de Toledo e a Polícia Civil ficará com as Creches Vovó Augusta e Edward Bernardi. Todo o itinerário será registrado em um “livro ronda” e será assinado como uma espécie de ponto com os horários das visitas pelos gestores escolares.
“Lindoia, Graças a Deus, é uma cidade tranquila, mas o assunto é sério e estamos procurando tomar as atitudes, a população também precisa fazer a sua parte nos auxiliando e principalmente não propagar as famosas “Fake News” deixando a todos ainda mais apreensivos, se perceber alguma atividade suspeita procure denunciar aos órgãos de segurança, esse ato sim pode evitar maiores problemas, vamos trabalhar juntos, conto com vocês”, afirmou Luciano Lopes.
Águas de Lindoia reforça seguranças com profissionais contratados
Em Águas de Lindoia a reunião foi solicitada pelo prefeito Gil Helou (PSDB) e também reuniu os comandos da Policia Militar e da Polícia Civil , além de representantes do governo municipal.
Ficou definido que a prefeitura dará o reforço da segurança pública nas unidades escolares. O prefeito informou que já adotou as medidas administrativas necessárias para a contratação de segurança particular para atuar nas próximas semanas.
Foi acertada também a integração das ações entre as polícias com a intensificação da ronda escolar e com a articulação com a Secretaria de Educação e com as direções das unidades escolares.
O objetivo, segundo divulgado pela Administração Municipal, é aumentar a segurança dos 11 perímetros escolares durante o período de aulas, protegendo professores, alunos, pais e responsáveis, bem como trabalhadores das unidades escolares.
Participaram o Sargento Clarindo Faria da Polícia Militar, o delegado Percival Bueno, o Chefe de Gabinete José Carlos Ribeiro do Nascimento Junior, os secretários Ana Cristina Fernandes (Educação), Diderot Camargo Netto (Administração), Roberto Smecellatto (Trânsito), Cassiano França Lima (Segurança Pública), além do diretor Edson Shibuta.
Foto: Reprodução Redes Sociais
Veja também: