Evento em Serra Negra contou com a presença da Dirigente Regional de Ensino, Regina Navas Santos de Araújo, gestores e professores de escolas municipais, estaduais e particulares
Na tarde de quinta-feira, 20, dirigentes da Educação pública, gestores de escolas municipal, estadual, e particular, professores, integrantes das forças de segurança, conselhos municipais de Educação, Conselhos Tutelares e Conselhos de Segurança (Consegs) de Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Amparo, Águas de Lindóia e Socorro participaram de uma palestra, no Centro de Convenções Circuito das Águas, ministrado pelo Capitão Moraes, Comandante da 2ª Cia do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
O evento aconteceu num dia emblemático, quando uma sérir de fake news anunciava um massacre nas escolas em âmbito nacional. O dia definido para criar pânico não foi escolhido aleatoriamente. Dia 20 de abril seria aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, idolatrado por grupos extremistas.
A data também marca os 24 anos da tragédia de Columbine, o primeiro grande ataque da história a uma escola americana, onde dois alunos da escola secundarista do estado do Colorado, nos Estados Unidos, invadiram a unidade armados com espingardas, carabinas, facas e explosivos e deixaram 15 mortos, sendo 12 alunos, uma professora e os dois próprios autores do crime, que cometeram suicídio.
Na palestra, o Cap. PM Moraes apresentou informações para que as escolas tenham orientação na implementação de plano de ação para situações de ataques com armas de fogo ou arma branca.
A Dirigente Regional de Ensino, Regina Navas Santos de Araújo, alertou a importância de se refutar as Fake News e não compartilhá-las. Ela também destacou ações da Seduc no combate e prevenção a ataques, como o acontecido na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista, no último dia 3.
Regina Navas enfatizou a importância da Cultura de Paz nas escolas e que para isso a Seduc está contratando psicólogos e professores POC (Professor Orientador de Convivência) para atuar na mediação com comunidade e também atuar em redes de apoio aos alunos.
Sobre o evento
A Secretária de Educação de Serra Negra Rita Pinton representou a Prefeitura de Serra Negra, juntamente com toda a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e o comandante da Guarda Civil Municipal Marcelo Boccato, destacou a necessidade do trabalho unificado para combater as ameaças e Fake News nas escolas.
“O intuito foi unir forças em conjunto com a segurança e as escolas estaduais, municipais e particulares para ensinar e orientar com as medidas de segurança cabíveis diante de casos de violência que aconteceram nos últimos meses”, disse
“Acho que não podemos desistir. Estamos saindo de uma pandemia e enfrentando logo de cara essa situação desagradável. Mas unidos vamos estar sempre vencendo. Acredito na Educação, que tem o poder de transformação e de mãos dados vamos vencer mais essa”, enfatizou Rita.
Cultura de Paz
O fim do primeiro bimestre de 2023 na rede estadual de ensino – previsto em Diário Oficial de 14 de dezembro de 2022 – ocorreu nesta quinta-feira, dia 20. Várias escolas em todo o Estado programaram para para os últimos dias do bimestre atividades que reforçam a medidas de convivência em sala de aula e celebram a cultura de paz.
Foto: (reprodução)
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/21/prefeitura-de-aguas-vai-desapropriar-hotel-das-fontes/
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/21/horoscopo-chines-por-celso-antunes/
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/20/almg-aprova-pec-que-retira-detran-da-policia-civil/