A Comarca de Águas de Lindoia tem recebido denúncias de cidadãos do município que receberam ligações telefônicas de pessoa que se identifica como “Joyce do Setor de Notificações do Tribunal”, utilizando-se de telefone com prefixo 4003. Trata-se de um golpe.
Segundo Flavia Chrisostomo dos Santos, chefe de Seção Judiciário, é preciso alertar a todos que esta pessoa, Joyce do Setor de Notificações do Tribunal, é desconhecida ao quadro de servidores lotados no Fórum da Comarca de Águas de Lindóia.
Os telefone da Comarca iniciam-se com o prefixo 2154. “Caso permaneçam dúvidas a respeito de eventuais ligações recebidas, entrem em contato diretamente com o Fórum através do telefone (19) 2154-5404”, destaca.
Golpes em nomes do TJ
Quadrilhas especializadas em golpes costumam utilizar o nome, logotipo e/ou informações de empresas, escritórios de advocacia, bancos e instituições públicas, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, para ludibriar o cidadão e praticar crimes diversos, seja através de telefonemas, mensagens por aplicativo, cartas ou mesmo com a criação de falsos sites de leilões.
É preciso estar atento, e especialistas aconselham se a fraude já foi consumada, é importante registrar boletim de ocorrência em uma delegacia, para que as autoridades policiais possam investigar o caso.
Para confirmar informações de documentos ou outras formas de contato do Judiciário paulista, ligue apenas para os telefones das unidades cartorárias disponíveis no site do TJSP. Pelo link https://www.tjsp.jus.br/ é possível fazer a busca por município, imóvel e setor.
Telefonemas e mensagens
O TJSP não comunica ajuizamento de ações ou supostas liberações de créditos por telefone ou WhatsApp e não solicita o pagamento de qualquer quantia. Processos e intimações devem sempre ser consultados diretamente no site do Tribunal.
Um dos golpes aplicados por criminosos é o da falsa conciliação. Alguém que se passa por funcionário de fórum telefona e afirma que determinada empresa está com uma ação pronta para dar entrada, mas que pode ser feito um acordo. Se a vítima afirma que aceita o ajuste, a ligação é transferida para um suposto advogado, que informa opções de pagamento e envia boleto por e-mail.
Precatórios
Pessoas que têm precatórios a receber são muito visadas pelos golpistas. Saiba que o Tribunal de Justiça não solicita depósitos e nem adiantamentos de taxas, custas processuais ou impostos para o recebimento de valores. O credor não precisa depositar nada.
Não há possibilidade de adiantamento, a ordem de pagamento é cronológica e determinada pela Constituição Federal.
Também não são expedidos ofícios solicitando contato telefônico. Caso perceba algo suspeito procure seu advogado (de preferência aquele que ganhou a causa para você).
Constatando a tentativa de golpe, registre ocorrência na Polícia Civil. Quanto mais informações, melhor para a investigação.
Foto: Reprodução
Veja também: