A Estância de Lindoia desde quarta-feira, dia 07, está em festa, com a Tradicional Festa de São Benedito que até domingo, dia 11, terá shows todas as noites, a partir das 21 horas.
Nesta sexta-feira, dia 09, a atração principal é o Playboy do Piseiro, que promete animar o público. No sábado, dia 10, será a vez da Tradição Caipira ser celebrada, com apresentação de violeiros. Para encerrar a festa com chave de ouro, no domingo, dia 11, haverá show do cantor Mayky.
Na parte religiosa da Festa de São Benedito, no sábado haverá missa e no domingo procissão e missa solene. Logo após a missa celebrada na comunidade, por volta das 20h, turistas e moradores podem conferir a festa, uma tradicional quermesse.
A praça de alimentação traz a diversidade de produtos da gastronomia típica da época junina. Com apoio da Prefeitura de Lindoia, a programação musical da festa conta com shows artísticos:
- Sexta-feira, dia 9, show de Playboy Piseiro
- Sábado, dia 10, Tradição Caipira – Violeiros
- domingo, dia 11, Mayky
Saiba um pouco sobre São Benedito
São Benedito nasceu na Sicília, por volta de 1526, filho de pretos que haviam sido escravos ou que descendiam de outros que o tinham sido. Ingressou num convento franciscano de Palermo, capital da Sicília, e foi religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade e pela obediência.
Embora simples irmão leigo e analfabeto, a sabedoria e o discernimento que possuía fizeram com que fosse nomeado mestre de noviços e mais tarde fosse eleito superior do convento. Atendia a consultas de muitas pessoas que o procuravam para pedir conselhos e orientação segura.
Foi favorecido por Deus com o dom dos milagres. Tendo concluído seu período como superior, retornou com humildade e naturalidade para a cozinha do convento, reassumindo com alegria as funções modestas que antes desempenhara. E assim, na mais sublime indiferença pela sua própria pessoa, faleceu com fama de eminente santidade.
Foi canonizado em 1807 e é um dos padroeiros de Palermo. No Brasil, entre os escravos e as pessoas de cor, foi muito difundida sua devoção, geralmente associada à de Nossa Senhora do Rosário, à de Santo Elesbão, Imperador negro da Etiópia, e à de Santa Efigênia, princesa também negra e igualmente etíope.
Fotos: Festa começou na quarta-feira, dia 8, com show de MP2 (divulgação)
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/08/momento-e-contexto-por-celso-antunes/