Aguas de Lindóia e Lindóia não registram casos de febre maculosa

Apesar deste ano de 2023 registrar 19 casos de febre maculosa, com 9 óbitos, conforme dados do Instituto Adolfo Lutz, as cidades de Águas de Lindoia e Lindoia não registraram até o momento nenhum caso da doença.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lindoia, não há registros de casos de febre maculosa no município e a Diretoria de Saúde desenvolve um trabalho de conscientização da população através da divulgação de informações pelas mídias sociais .

Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de Águas de Lindóia informou, que o último caso de febre maculosa que foi registrado na cidade já tem mais de uma década.

Desde 2007 a prefeitura de Águas de Lindóia vem tratando do assunto com órgãos ambientais e de saúde do estado, tendo em vista a grande quantidade de capivaras existente no cavalinho branco e no centro da cidade.

Em 2022 a Prefeitura realizou a contagem dos grupos e contratou uma empresa para realizar o controle populacional dos animais.

Esterilização de Capivaras

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Águas de Lindoia, o trabalho de esterilização das capivaras deve ter início assim que o plano de trabalho já apresentado a Administração seja aprovado pelo Departamento de Fauna e Flora do Estado e pela Superintendência de Controle de Enzimas ( Sucem).

A esterilização das capivaras deve reduzir em até 90% a população do animal facilitando sua concentração em áreas mais afastadas da zona urbana.

A Prefeitura de Águas de Lindoia irá aproveitar a oportunidade de contatos com os animais para realizar novos testes sorológicos para o controle e precaução da Febre Maculosa.

ainda deacordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Águas de Lindoia, a população e os visitantes devem se atentar para as placas indicativas que foram instaladas em locais aonde as capivaras estão, como naa Praça Ademar de Barros e no Cavalinho Branco.

Vale reforçar que a capivara não é a vilã da história, e sim o carrapato estrela, tantos elas como animais domésticos como cachorros ,gatos e outros animais como cavalos podem ter carrapato e contaminar a população .

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia que é transmitida pela picada de algum carrapato infectado, principalmente pelo carrapato estrela.

Embora a febre maculosa seja grave e altamente perigosa, existem alguns cuidados que devemos tomar, como por exemplo: verificar com frequência se existe algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras e longas , calça comprida e sapatos fechados são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.

Boletim 16/06 Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo tem publicado boletins diários para orientar e informar a população sobre a Febre Maculosa. Lia na íntegra:

BOLETIM – FEBRE MACULOSA – 16/06 – 16h

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) confirmou nesta sexta-feira(16) dois novos casos de Febre Maculosa no Estado de São Paulo. Uma mulher de 38 anos que esteve na Fazenda Santa Margarida no início deste mês e que está internada em Campinas e uma moradora de Americana, de 58 anos, que faleceu em 08 de junho, sem relação com o surto da região de Campinas, com local provável de infecção em investigação.

Em 2023, foram registrados 19 casos de febre maculosa com nove óbitos, incluindo os cinco confirmados desde segunda-feira (12), sendo quatro óbitos relacionados ao surto na região de Campinas. Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 87 casos e 48 óbitos.

ALERTA

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para que as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio à 11 de junho e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve na região.

SOBRE A DOENÇA

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. Entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adulto).

Além da fazenda onde os eventos foram realizados, as regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

CUIDADOS

Embora a Febre Maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.

Foto: Em fevereiro de 2022 a Prefeitura de Águas de Lindoia iniciou uma ação para controle populacional de capivaras (Arquivo TDA)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/17/festival-de-inversno-de-serra-negra-tem-rock-neste-final-de-semana/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/17/lindoia-e-aguas-abrem-processo-de-escolha-de-conselheiros-tutelares/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/16/aguas-de-lindoia-faz-festa-junina-na-praca-adhemar-de-barros/