VELHO E POBRE, por Celso Antunes

VELHO E POBRE

Certamente, pouca atenção será dada aos dados demográficos do Censo de 2022 para o estabelecimento de políticas públicas para o município.

Embora os dados do IBGE não estejam computados, os informes iniciais dão idéia do perfil da população atual.

A taxa de crescimento anual caiu para 0,3% em 2022 em relação aos 0,68 % de 2010.

Para se ter ideia desses números o Brasil apresentou a taxa de crescimento da ordem de 0,52%, a menor desde o ano de 1872.

Se o crescimento nacional foi pequeno, Águas de Lindóia foi ainda menor, é a conclusão.

Os resultados ficaram muito aquém das expectativas, a população brasileira está com 203,1 milhões de habitantes e Águas de Lindóia chegando a 17.829 pessoas.

Houve aumento de 563 pessoas (em 2010 a população era de 17.266 munícipes), nem todos nascidos, há que se descontar os que fixaram residência na cidade.

Até que os dados sejam atualizados, os de 2012 mostram taxa de fecundidade 51,47 %, índice de envelhecimento 80,54% e longevidade acima da média do Estado (IBGE/Fundação Seade, 2012).

Como a taxa de crescimento anual caiu, também, a taxa de fecundidade deverá cair, resultando em menor crescimento da população e no número de idosos acima de 60 anos maior que a faixa etária de 15 a 59 anos.

A cidade está predestinada a uma população com predomínio de idosos cuja segurança na mobilidade urbana, serviços de saúde, pronto atendimento, áreas de lazer, cultura e entretenimento compatíveis com a idade, devem ser iniciativas previstas pelo poder público com antecedência.

Desafio maior, parte da população é pobre (26% com renda mensal menor que ½ salário mínimo), o que eleva a importância do Serviço de Assistência Social do município.

Os idosos pobres precisam ter prioridade na 8ª Conferência Municipal de Assistência Social a ser realizada dia 05 de julho, no Vacance.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de VELHO E POBRE leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/08/momento-e-contexto-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/05/13/a-cidade-e-o-latifundio-por-celso-antunes/