No início deste mês, o Hospital de Amor, instituição especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos (SP), lança a campanha Julho Verde. A iniciativa busca conscientizar e informar a população sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.
A campanha traz uma cartilha com hábitos importantes que devem ser incluídos na rotina para a prevenção da doença:
- proteger-se dos raios solares,
- manter uma boa higiene oral através da escovação diária e uso do fio dental,
- alimentação saudável com a inserção de frutas e verduras na dieta e evitar o uso de industrializados e outros alimentos com alto teor de sal,
- praticar sexo oral com preservativo para evitar a transmissão de IST’s como o HPV e introduzir a vacinação nos pré-adolescentes, antes da primeira relação sexual.
Prevenção
Os tumores nessas regiões específicas do corpo podem se manifestar através do surgimento de feridas na boca e garganta, rouquidão, dores persistentes nos ouvidos, sangramento pela boca ou nariz e ferimentos que não cicatrizam em até 20 dias.
Quando um tumor é diagnosticado precocemente, a chance de o paciente sobreviver em cinco anos é de, aproximadamente, 90%. Mas, quando diagnosticado tardiamente, a taxa de sobrevivência reduz e cai para apenas 30%, independentemente dos tratamentos realizados.
O médico coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Pele do Hospital de Amor, Dr. Ricardo Gama, afirma que parte da população é mais afetada por estes tumores:
“Isto acontece porque cada indivíduo possui diferentes hábitos em relação a ingestão de álcool, cigarro e na prática de exercícios físicos na sua rotina”, explica.
Assim, a principal forma de prevenir esse tipo de câncer é não fumar, independentemente do tipo de cigarro. Outra forma de prevenção é não consumir bebida alcoólica ou ter atenção redobrada ao consumi-la no dia a dia.
A campanha Julho Verde realizada conta com patrocínio da Ypê via Lei de Incentivo – Fundo Nacional do Idoso.
Foto: Ilustração
Veja também: