Águas de Lindoia investe na festa da chegada da Primavera. Entre esta quinta-feira, dia 21 e domingo, dia 24, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, realizará mais uma edição do Festival da Primavera. O objetivo é promover atrações artísticas para dar as boas-vindas a estação mais linda do ano.
A programação prevê apresentações e um passeio ciclístico que atravessará Águas de Lindoia. Também deverá acontecer um plantio de cerca de 20 mudas de Ipê Amarelo na trilha do silêncio como forma de incentivar o reflorestamento de uma área historicamente afetada por incêndios e que constitui área de recarga hídrica.
Chegada da Primavera
Neste sábado, dia 23, está macada a chegada da estação que pontua a virada da época mais seca e fria para a época mais úmida e quente do ano: a Primavera.
A estação das flores é conhecida também como estação dos temporais, os maiores e piores justamente porque contam com um combustível comum nesta época do ano, o calor. Altas temperaturas são favoráveis para o desenvolvimento vertical das nuvens cumulonimbus, as grandes geradoras de tempo severo, que podem derrubar muita chuva, descargas elétricas e granizo, o que se torna comum nesses próximos meses.
Primavera de 2023, o que esperar?
Segundo as simulações mais recentes dos modelos climáticos, a primavera pode ser bastante influenciada pelo fenômeno El Niño que acaba por manter uma maior frequência e intensidade das precipitações no Sul do Brasil, algo que pode aumentar ainda mais os problemas com enchentes e inundações como as que ocorreram recentemente. Após três anos de La Niña, o El Niño vem para mudar o cenário de secas extremas para muita umidade.
Durante a primavera de 2023, a projeção é de chuvas acima da média na região Sul, especialmente sobre o Rio Grande do Sul com volumes que podem ultrapassar a casa dos 400 milímetros apenas no mês de outubro.
Por outro lado, o próprio El Niño gera um maior risco de estiagem no Norte e no Nordeste, algo que está previsto para acontecer nessa primavera com chuvas muito abaixo da média e com episódios de precipitação muito irregulares e espaçados, o que pode ser um grande influenciador para o aumento das queimadas.
No Sudeste e no Centro-Oeste, a chuva fica no meio do caminho, ou seja, áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo que ficam mais próximas ao Paraná podem receber chuva mais frequentemente por conta dos sistemas mais atuantes na região Sul.
A chuva tende a ficar dentro ou até mesmo levemente acima da climatologia no sul dos dois estados. Já Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, além do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal, podem ser afetados pela falta de chuva na época mais úmida do ano.
Foto: Caminho do Silêncio, em Águas de Lindoia, receberá o plantio de cerca de 20 mudas de Ipê Amarelo.
Serviço
Festival da Primavera 2023
De 21 a 24 de setembro
Águas de Lindoia
Programação
21/09 – 9h – Abertura Exposição Totem da Primavera / Balneário Municipal (até 24/9)
21/09 – 19h – Grupo de Dança VMA / Balneário Municipal
22/09 – 20h – Coral Veredas e Coral Sacro / Balneário Municipal
24/09 – 8h – Passeio Ciclístico / Praça do Artesão até Jardim Europa
Veja também: