Entre os dias 2 e 8 de outubro a Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia realiza uma programação variada com rodas de conversa, caminhada, shows e apresentações artísticas para comemorar a Semana da Pessoa Idosa. Todas as atrações são gratuitas e para participar basta comparecer nos locais.
O Centro de Convivência do Idoso sediará as Rodas de Conversa que acontecerão ao longo da semana, sempre às 9h. Na segunda-feira, 2, o Diretor de Cultura Joel Raimundo de Souza conduz uma Roda de Conversa com a temática “Heranças Recebidas – nossas histórias, heranças que recebemos dos nossos antepassados”.
Na terça-feira, dia 3, a psicóloga Daniela Castagna fala sobre o “O processo de envelhecer”. Na quinta, dia 5, a vez da enfermeira Cristina Krauskopf promove uma conversa sobre a “Idade Iluminada”. Já na sexta-feira, a educadora financeira Giovana Pellattiero Godoy conduz a conversa sobre Educação Financeira.
Quarta-feira, dia 4, é dia de atividade física. A caminhada da Melhor Idade parte da Tenda da Praça Adhemar de Barros até o Centro de Convivência do Idoso, com acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Esportes.
Já o fim de semana promete muita animação com música e dança na Tenda da Praça Adhemar de Barros. Na sexta-feira, dia 6, às 20h vai ter forró com o Zé Quarqué e Banda Soca Bota e no sábado, dia 7, às 21h, o Baile com a Banda Estrela Dalva, ambas as atrações contarão com freedancers. E no domingo, as 10h, acontecem as apresentações artísticas dos grupos da Terceira Idade da cidade, além de alongamento e dança.
A Semana da Pessoa Idosa é uma realização da Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Esportes, Turismo e do Fundo Social de Solidariedade, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Confira a programação da Semana da Passoa Idosa de Águas de Lindoia:
Dia Internacional da Pessoa Idosa (01/10)
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora a data, em 2022, com o tema “Resiliência de pessoas idosas em um mundo em mudança”. A temática pretende incentivar os países a chamarem a atenção e a desafiarem estereótipos negativos e equívocos sobre pessoas idosas e envelhecimento, e permitir que esses indivíduos realizem seu potencial.
A composição da população mundial mudou drasticamente nas últimas décadas. Entre 1950 e 2010, a expectativa de vida em todo o mundo subiu de 46 para 68 anos. Globalmente, havia 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2019.
Segundo o Ministério da Saúde, nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).
Muitos não têm acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade. Muitos outros enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade.
Para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida dos idosos e suas famílias e comunidades, mudanças fundamentais serão necessárias não apenas nas ações que tomamos, mas em como pensamos sobre a idade e o envelhecimento.
Em 14 de dezembro de 2020 a Assembleia Geral da ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021–2030) (em inglês) – uma colaboração global, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que reúne governos, sociedade civil, agências internacionais, profissionais, academia, mídia e iniciativa privada, em prol de melhorias para a vida dos idosos.
SERVIÇO
Semana da Pessoa Idosa
De 2 a 8 de outubro de 2023
Locais:
Centro de Convivência do Idoso
Praça Adhemar de Barros
Foto: Zé Quarqué Socabota Music Show é atração da Semana do Idoso em Águas de Lindoia (Reprodução)
Veja também: