Ícone do site Tribuna das Aguas

Águas de Lindoia e Lindoia iniciam Campanha de Multivacinação

multivacinação

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia  e a Diretoria de Saúde de Lindoia realizam a Campanha de Multivacinação ao longo de todo o mês de outubro para sensibilizar a população sobre a importância de manter a carteira de vacinação sempre atualizada com a aplicação de doses efetivas contra várias doenças, incluindo a Covid-19, para crianças e adolescentes com idades entre 0 e 15 anos.

Em Águas de Lindoia a iniciativa contará com o apoio da Casa da Amizade e do Rotary Club de Águas de Lindoia e no sábado, dia 07, as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h para atender a população.

Todas as doses de vacina referentes a imunizações constantes no calendário nacional estarão disponíveis. Após este dia, as unidades de saúde permanecerão atendendo diariamente das 9h às 12h e das 13h às 16h. Adultos que precisam de doses de reforço também poderão procurar o sistema municipal de saúde neste período.

Em Lindoia, a Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 31 e tem como público alvo as crianças e adolescentes de 0 a menores 15 anos de idade.  Serão ofertadas todas as vacinas contempladas no calendário vacinal deste público, de forma seletiva (de acordo com a situação vacinal atual de cada criança).

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Lindoia, os pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem procurar a UBS Central na Praça Getúlio Vargas, de Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Sábado dia 07 de outubro das 8h às 17h.

Importância da vacinação

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), o calendário vacinal do adolescente contempla uma série de vacinas, sendo que as principais são

Essas são as vacinas necessárias na adolescência, obviamente considerando que todas as vacinas da infância foram aplicadas. Ou seja, se o adolescente ainda não foi vacinado com todas as vacinas esperadas na infância, é preciso tomar as vacinas:

O reforço é estritamente recomendado em casos em que a imunização perde seu efeito com o passar dos anos, pela diminuição dos anticorpos, como por exemplo, as doses contra o tétano, a difteria e a coqueluche.

Além disso, existem situações em que o jovem não recebeu a vacina no momento certo de sua infância devido à ausência/falta da dose na época.

Foto: Campanha de Multivacinação acontece durante o mês de Outubro (Divulgação / Reprodução / Erasmo Salomão / MS)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/02/30-anos-do-tribuna-das-aguas-o-comeco/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/02/divulgada-as-regras-do-provao-paulista-da-acesso-as-universidades-publicas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/01/aguas-de-lindoia-elegeu-o-conselho-tutelar-de-2024-a-2027-neste-domingo/

Sair da versão mobile