A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia e a Diretoria de Saúde de Lindoia realizam a Campanha de Multivacinação ao longo de todo o mês de outubro para sensibilizar a população sobre a importância de manter a carteira de vacinação sempre atualizada com a aplicação de doses efetivas contra várias doenças, incluindo a Covid-19, para crianças e adolescentes com idades entre 0 e 15 anos.
Em Águas de Lindoia a iniciativa contará com o apoio da Casa da Amizade e do Rotary Club de Águas de Lindoia e no sábado, dia 07, as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h para atender a população.
Todas as doses de vacina referentes a imunizações constantes no calendário nacional estarão disponíveis. Após este dia, as unidades de saúde permanecerão atendendo diariamente das 9h às 12h e das 13h às 16h. Adultos que precisam de doses de reforço também poderão procurar o sistema municipal de saúde neste período.
Em Lindoia, a Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 31 e tem como público alvo as crianças e adolescentes de 0 a menores 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas contempladas no calendário vacinal deste público, de forma seletiva (de acordo com a situação vacinal atual de cada criança).
Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Lindoia, os pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem procurar a UBS Central na Praça Getúlio Vargas, de Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Sábado dia 07 de outubro das 8h às 17h.
Importância da vacinação
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), o calendário vacinal do adolescente contempla uma série de vacinas, sendo que as principais são
- Tríplice Bacteriana (dTpa – Difteria / Tétano / Coqueluche),
- Meningite ACWY, HPV
- Influenza (Gripe).
Essas são as vacinas necessárias na adolescência, obviamente considerando que todas as vacinas da infância foram aplicadas. Ou seja, se o adolescente ainda não foi vacinado com todas as vacinas esperadas na infância, é preciso tomar as vacinas:
- Pneumocócica,
- Meningite B,
- hepatite A,
- hepatite B, t
- ríplice viral (Sarampo / Caxumba / Rubéola)
- febre amarela.
O reforço é estritamente recomendado em casos em que a imunização perde seu efeito com o passar dos anos, pela diminuição dos anticorpos, como por exemplo, as doses contra o tétano, a difteria e a coqueluche.
Além disso, existem situações em que o jovem não recebeu a vacina no momento certo de sua infância devido à ausência/falta da dose na época.
Foto: Campanha de Multivacinação acontece durante o mês de Outubro (Divulgação / Reprodução / Erasmo Salomão / MS)
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/02/30-anos-do-tribuna-das-aguas-o-comeco/