TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA, por Celso Antunes
TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA
Paciente com colapso renal foi tratado com água no Balneário, se recuperou dispensando a indicação médica de hemodiálise.
Essa informação foi prestada pela competente enfermeira Denise Julia Taveira, no II Encontro de Turismo Termal e Bem-Estar e I Congresso Internacional de Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-Estar, realizado de 26 a 29/09/2023, em Águas de São Pedro (SP).
Águas de Lindóia esteve no evento com conferências da doutora Denise sobre Termalismo Social, o gestor público Dagnaldo Araújo com o tema Modelos de Gestão em balneário, Joel Raimundo de Souza autor da proposta de criação do Departamento de Termalismo no município e presença de Luan Lopes da Secretaria de Turismo.
Eventos sobre o Termalismo são necessários e indispensáveis, pois, embora se trate de campo de conhecimento útil, não há divulgação efetiva de resultados.
Nessas oportunidades se constata o paradoxo da efetividade em saúde e as enormes dificuldades de se firmar como atividade essencial.
Criou-se o preconceito de “medicina alternativa” quando a naturopatia é a atividade primordial que deve anteceder ao tratamento medicamentoso.
O uso terapêutico da água se limita às suas características e resta espaço para uso de remédio; a alopatia é a alternativa com riscos de efeitos colaterais.
Os trabalhos do Balneário necessitam de chancela científica, mediante convênio com Universidade, para pesquisa e publicação de resultados e se tornar centro de referência para doenças renais e dermatológicas é um objetivo.
A oferta de serviços apenas não resolve, mas investimento em divulgação para aumentar a procura reprimida.
Termalismo
Passou-se a considerar Termalismo como atividade econômica de exploração das águas termais. O vocábulo se originou da fusão de termal + turismo e, provoca confusão.
Termal é ciência, turismo é indústria, privilegiando-se o último em detrimento do primeiro, resulta a atividade termal economicamente inviável.
É preciso inverter essa equação para acabar o déficit crônico do Balneário, e assim aplicar a teoria certa e a prática correta.
*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.
Além de TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA leia outros artigos de Celso Antunes:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/26/aguas-de-lindoia-e-bela-por-celso-antunes/
Parabéns pelo artigo