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SP aumenta Matemática e Português no Ensino Médio em 2024

ensino médio

O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, dia 17, a Resolução SEDUC – 52, de 16-11-2023, determinando que estudantes do Ensino Médio tenham  70% de aumento no tempo destinado à aprendizagem de matemática e 60% de língua portuguesa em 2024.

As aulas de física, geografia e história serão reintegradas à 3ª série do Ensino Médio; Estado oferecerá aulas de educação financeira a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Segundo o Governo de São Paulo, a partir da escuta realizada com estudantes e profissionais da educação, optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do Ensino Médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o Ensino Técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história.

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma:

Para o aprendizado de matemática, a carga horária será ampliada da seguinte maneira:

Física, geografia e história de volta à 3ª série do EM:

As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio com duas aulas na semana para cada disciplina, em resposta à demanda de estudantes e professores da rede.

Até 2023, essas três disciplinas não estavam contempladas na matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio.

Implantação de educação financeira

Além de duas aulas para cada série do Ensino Médio, estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental também terão uma nova disciplina para complementar a aprendizagem de matemática: as aulas de educação financeira.

“A proposta é de que as aulas de educação financeira sejam ministradas de forma a atrelar ensino-aprendizagem com a realidade de cada aluno, de cada comunidade escolar. Por aqui, estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar. Temos excelentes iniciativas de escolas que, antes mesmo de inserirmos a educação financeira, já tem modificado a relação de suas comunidades com o tema”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Foto: Reprodução

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