Ícone do site Tribuna das Aguas

Águas de Lindoia terá queima de fogos sem estampido na virada de ano

virada

A Prefeitura de Águas de Lindoia informou que o ano de 2024 será recebido com uma grande queima de fogos. Esta é a expectativa da Secretaria de Turismo, que contratou um show pirotécnico a partir da meia noite do primeiro dia de 2024, na virada de ano. Os fogos serão instalados no topo da nova cobertura da área de convivência da Praça Adhemar de Barros.

Os fogos de artifício escolhidos serão os do tipo que não emitem sons de estampido. Além de cumprir integralmente com as determinações da legislação vigente, que proíbe o uso deste tipo de artefato, os fogos sem estampido são conhecidos pela sua beleza incomparável.

“Queremos um espetáculo que emocione as pessoas que estiverem no centro da cidade e que ao mesmo tempo não perturbe idosos, pessoas acometidas por doenças e até mesmo os animais de estimação ou os animais que buscam abrigo nas imediações”, afirmou o Prefeito Gil Helou.

O espetáculo na virada de ano deve durar cerca de 12 minutos e vai iluminar o céu de Águas de Lindoia na chegada de 2024. Não estão previstas outras atividades para o Reveillon lindoiense.

Fogos Silenciosos

O termo “fogos de artifício silenciosos”, na verdade, é um equívoco. Isso porque é transmitida a sensação de que os mesmos podem ser tão grandes, brilhantes e coloridos quanto os tradicionais, ainda que sem o barulho da explosão — causa de incômodo para outras pessoas, principalmente crianças e idosos, além de animais.

De acordo com a Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), esses artefatos seriam mais bem descritos como “fogos de artifício com ruído reduzido”.

De acordo com a Assobrapi, a principal diferença se refere ao nível de decibéis. Os fogos com estampido sonoro ultrapassam a emissão de 150 decibéis, marca superior aos decibéis liberados pelas turbinas de avião (aproximadamente 110 dB). Por sua vez, os fogos sem estampido emitem uma quantidade muito inferior, que não chega a 80 decibéis.

Conforme a OMS, a poluição sonora se refere à exposição a sons acima de 85 decibéis por um longo período de tempo. Os fogos sem estampido sonoro, portanto, não se enquadram na referida situação e não agravam a sensibilidade auditiva de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), crianças, idosos e animais.

Segundo a Assobrapi, os ruídos provocados pelos fogos com estampido sonoro se assemelham a explosões e, por isso, são estrondosos. Já os fogos sem estampido proporcionam dois tipos de sons: o primeiro se refere à emissão do disparo inicial, e o segundo chama-se ruído de abertura, uma explosão de pequena proporção provocada pelo rompimento da cápsula que gera os efeitos luminosos, ou seja, o show pirotécnico da girândola. Vale mencionar que a existência de ruídos, tanto nos fogos com estampido quanto nos fogos sem estampido, deve-se à utilização de pólvora.

Segurança

Para assistir à queima de fogos quem for ao centro da cidade deverá observar algumas normas de segurança. Não será permitido o porte de garrafas de vidro e as bebidas deverão ser acondicionadas em copos plásticos ou latinhas.

A Prefeitura irá solicitar da Polícia Militar o reforço no policiamento para garantir a segurança. No entorno da Praça Adhemar de Barros não será permitido o uso de equipamentos de som.

Até o fechamento desta edição não foi informado se haverá shows artístico para a Virada de Ano.

Foto: Reprodução Facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/22/lindoia-inaugura-revitalizacao-da-praca-dr-getulio-vargas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/24/98a-corrida-de-sao-silvestre-tem-estrangeiros-entre-os-destaques-na-elite/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/20/toni-garrido-paulo-ricardo-spc-e-rick-renner-sao-atracoes-em-aguas/

Sair da versão mobile