Ícone do site Tribuna das Aguas

MARIE CURIE ESTEVE AQUI, por Celso Antunes

curie

MARIE CURIE ESTEVE AQUI

O extraordinário está acontecendo na cidade que pode ser considerado fenômeno.

A exposição sobre a cientista histórica Marie Curie no Balneário é um fato espetacular como foi sua visita à cidade.

Marie Curie (1867-1934) está registrada entre personalidades importantes da história da ciência como Charles Darwin (1809-1882), Louis Pasteur (1882-1895), Albert Einstein (1879-1955), Stephen Hawking (1942-2018), entre outros e única mulher.

Estabeleceu-se o vínculo com o “Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências – MMC”, coordenado pela doutora Camila Silveira da Silva, professora do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná organizadora da Exposição.

A Exposição que irá até 2026, comemoração do centenário da visita da cientista a Águas de Lindóia, recebeu o nome oficial MARIE CURIE ESTEVE AQUI.

O duplo sentido é claro, divulgação da Estância que insere seu nome na história da ciência pela presença da mãe da radioatividade e outra, relembrar aos lindoienses a importância dessa ocorrência.

Entenderam a mensagem Rogério Rizzo, diretor do Balneário e o Prefeito Gil Helou ao se erigir a escultura em tamanho real de Marie Curie a perenizar sua presença na fonte das águas medicinais que visitou.

Prestigiando a inauguração da Exposição ocorreu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (Hotel Monte Real), a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (Hotel Majestic) e presença da professora, Dra. Maysa Furlan, vice-reitora da Universidade Estadual Paulista.

A cidade foi brindada por visitantes ilustres, diferenciados, estudantes, eméritos pesquisadores, professores e doutores a se tornar verdadeira Meca da Ciência que é o atributo fundamental da Estância.

O Balneário é o centro cultural de Águas, o impulso dado pelas MMC deve mobilizar lindoienses, professores, estudantes e candidatos às eleições municipais em geral a visitarem a Exposição e despertarem interesse pelo estudo da ciência e da real história da cidade.

Aos vereadores compete a retribuição conferindo o Título de Cidadão Lindoiense à Doutora Camila Silveira da Silva pela iniciativa que produziu o fenômeno no município.

 

Sair da versão mobile