Na manhã deste domingo, dia 30 de junho, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Pedro Rielli publicou em canais digitais uma carta aberta ao articulador do Partido Liberal (PL) para as eleições 2024, o ex-prefeito Eduardo Ambar, informando o rompimento da aliança PSB – PL.
A separação dos partidos que se reuniram no domingo, dia 23 de junho, para a festiva de adesão na pré-candidatura pode ter como pivô, o possível embarque do PSB no grupo do ex-prefeito Geraldo Mantovani Filho, com a promessa de indicação do vice. Especula-se o nome do médico Pablo Antunes para o cargo, na disputa majoritária.
Veja na íntegra o documento em que o PSB se separa do PL:
Águas de Lindóia, 30 de junho de 2024.
Prezados senhores Edson Nicolau Âmbar, Eduardo Nicolau Âmbar e demais membros do PL de Águas de Lindóia.
O PSB de Águas de Lindóia, por seu presidente do Diretório Municipal, comunica oficialmente a Vossas Senhorias, a decisão do PSB, de declinar do honroso convite formulado, para compor a chapa majoritária às próximas eleições, indicando um pré candidato a vice prefeito, pelas razões expostas a seguir.
O honroso convite formalizado para que nosso filiado Antônio Carlos da Silva fosse o pré candidato a vice prefeito, não pode por ele ser aceito, em razão de suas outras atividades profissionais.
Tal decisão foi comunicada oficialmente no encontro festivo realizado no dia 23 de junho, na presença de aproximadamente 70 pessoas.
Ao expor seus motivos, Antônio Carlos informou, de comum acordo com o diretório municipal, que em curto prazo o PSB indicaria o nome de outro filiado ou filiada para substituí – lo nessa missão, de acordo com a exigência do diretório estadual do PSB, para a homologação de coligação com o PL.
No dia 28 de junho, esse subscritor, em companhia do representante regional do PL, agendou reunião com o senhor Eduardo Âmbar para, de comum acordo, indicar um substituto ou uma substituta do filiado Antônio Carlos, conforme estabelecido anteriormente.
Para surpresa e decepção, referido senhor informou que o PL tinha outras opções, que não o PSB, para preencher o cargo de vice prefeito .
Diante dessa situação, o diretório do PSB se reuniu e decidiu, por unanimidade de seus membros, desistir oficialmente de concretizar a coligação com o PL, liberando assim, ambos os partidos, para trilharem as alternativas que mais lhe convierem.
Por oportuno, tornamos público nossos agradecimentos aos senhores Eduardo e Edson Âmbar, ao representante regional do PL. senhor Helnes Resquioto, bem como a todos os demais membros do PL, desejando felicidades e um bom pleito eleitoral para todos.
Águas de Lindóia merece.
Pedro Camilo Rieli, Presidente Diretório Municipal do PSB de Águas de Lindóia.
O outro lado
Em conversa com esta reportagem, Eduardo Ambar informou que ficou surpreso com a carta do presidente do PSB. Segundo ele, em uma reunião na sexta-feira, dia 28, o presidente do PSB o inqueriu sobre a formação da chapa majoritária e se a sigla teria direito a indicação do vice, obtendo a resposta que a indicação seria com base ao que agregasse valor ao grupo e não uma questão de um direito do PSB.
Para Eduardo Ambar há muito tempo ainda para as convenções, até dia 5 de agosto, e o jogo político acontece nesses embates. Ele deseja sorte aos ex-parceiros, mas acredita que nada está resolvido ainda. Numa alusão a situação de aproximação e separação, o ex-prefeito destaca que casamentos são rompidos e, apesar das relações extremecidas, muitas vezes, são reatados.
“Eu quando venci as eleições em Águas de Lindoia fui o candidato com menor número de concorrentes em minha campanha. O importante é trabalhar e seguir em frente”, comentou.
Foto: Reprodução / Instragam
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/06/30/marie-curie-esteve-aqui-por-celso-antunes/