A Prefeitura de Águas de Lindoia divulgou nesta segunda-feira a programação do aniversário de 108 anos de fundação do município. Além das tradicionais solenidades de homenagem no busto do Dr. Francisco Tozzi – fundador da cidade – e da missa em ação de graças ao aniversário de fundação, durante a semana serão entregues obras públicas.
A homenagem ao fundador Dr. Francisco Tozzi e aos 108 anos de fundação acontece a partir das 9h no Balneário Municipal e a missa a partir das 10h na Igreja de N. S. das Graças, nesta terça-feira, dia 2 de julho. Também estão previstas assinaturas de ordens de serviços e entrega de obras.
Na quarta-feira, dia 3, o prefeito Gil Helou assinará a ordem de serviço para início do recapeamento de ruas do Parque das Fontes e do Jardim Maciel. O evento acontece a partir das 17h, no Centro de Atendimento ao Cidadão. Pelo projeto a benfeitoria será realizada nas ruas Capitão Joaquim Fabiano, São Pedro, São José dos Campos, Gardênia, Prefeito Benedito Vasconcelos e Isaias Rodrigues Camargo, totalizando quase 18 mil m² de massa asfáltica na recuperação destas vias.
O investimento será de R$ 825 mil em recursos destinados diretamente pelo Governo do Estado de São Paulo.
Outra ação em comemoração aos 108 anos da Fundação de Águas de Lindoia que terá sua ordem de serviço assinada será a modernização da iluminação pública. Serão investidos R$ 2,7 milhões em recursos próprios para a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio e de outros formatos antigos por lâmpadas novas de LED. Na oportunidade o prefeito também dará posse aos aprovados no concurso público da Guarda Municipal.
Na tarde da quinta, dia 4, acontece a entrega da reforma da Creche Lydia D´Aragona, no Bela Vista. A unidade passou por uma reforma completa e a festa de inauguração desta vez será para as crianças – além de um cardápio especial, também haverá brinquedos e outras atrações. Em seguida o prefeito inaugura a reforma do Centro Esportivo Augusto Caroli, localizado próximo a rodoviária municipal.
A sexta-feira, dia 5, a partir das 17h, acontece a entrega da construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Águas de Lindoia – o Salmu. A nova sede construída nas Casas Populares vai contar com melhor estrutura física para agilizar o atendimento ao público e melhorar as condições de trabalho da equipe de socorristas lindoienses. O evento contará com apresentação de banda de forró.
Festival de Inverno
Encerrando a semana a programação do Festival de Inverno também promete. Além da apresentação de Stand Up com vários comediantes, acontece o show com o cantor Dino Fonseca, todos abertos ao público e gratuitos. A programação do Festival de Inverno pode ser conferida diretamente no site da Prefeitura Municipal.
História dos 108 anos de Fundação do Município
O médico italiano Francisco Tozzi chegou ao Brasil em 21 de abril de 1900. Primeiro morou em Socorro, onde conheceu sua esposa, Philomena Pulino, depois mudou-se para Serra Negra.
Ao saber da existência de uma água especial, com poderes curativos, em um morro na jurisdição de Lindóia, decidiu pesquisar sobre as suas propriedades. Ele coletou a água e a enviou para análise, em São Paulo. O resultado mostrou que a água possuía radioatividade.
Dr. Francisco Tozzi, como ficou conhecido, se mobilizou para comprar as terras, que passaram para sua propriedade em agosto de 1914, por meio de um leilão em que foi o único licitante.
Em 1916, daí a data da fundação, Dr. Tozzi deu início ao tratamento com águas curativas. Criou alojamento, que viria a ser o Balneário, e passou a receber pacientes com ajuda de colegas médicos. Assim as termas foram ganhando status, reconhecimento e desenvolvimento.
A popularidade da então Termas de Lindóia, que pertencia ao Distrito de Paz de Lindóia, do município de Serra Negra, chegou de fato nos anos de 1920. Nessa época, o presidente do Estado, Washington Luiz de Souza, mandou construir uma rodovia que ligasse as Termas a Itapira, facilitando ainda mais a chegada de pessoas interessadas em curar-se por meio da água.
A visita da cientista e Nobel de Química, Marie Curie, em 1926, impulsionou as atividades termais do fundador. Na década seguinte, de 1930, muitas pessoas famosas vieram à cidade, como Mário de Andrade.
Francisco Tozzi faleceu em 1937, aos 67 anos. Durante o tempo em que permaneceu na cidade trabalhou para desenvolvê-la e abriu caminhos para que o município se tornasse o que é hoje.
Foto: Reprodução / Arquivo
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/06/30/marie-curie-esteve-aqui-por-celso-antunes/