Águas recebe espetáculo musical sertanejo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ nesta quarta (17)
Comemorando 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, sediada em Ibirá (SP), apresenta em Águas de Lindóia, nesta quarta-feira, dia 17 de julho, às 19h30, na Praça Adhemar de Barros, o espetáculo “Sou Caipira, Ibirá, Póra – Teatro musical sertanejo em uma andança, utopias e uma chegança”.
A apresentação é gratuita e com tradução em libras. A programação tem apoio da Prefeitura de Águas de Lindóia e a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Com direção geral e musical de Luiz Carlos Laranjeiras (ex-integrante do Teatro Ventoforte e parceiro de coletivos como Andaime, Coletivo dos Anjos e Cia. Burucutu), “Sou Caipira, Ibirá, Póra” é um musical de rua brasileiro que retrata o artista e a sua criação, assim como o universo caipira da cultura raiz do interior paulista, com músicas sertanejas antigas, atuais e autorais, contos, causos, depoimentos reais e fictícios, contextualizando com temas atuais como homofobia, machismo estrutural e a desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas de Ibirá, cidade que comporta uma tradicional estância hidromineral, com seus poderes de cura.
Bate-papo e oficina
Após a sessão, acontece o bate-papo “Andanças e Utopias”, entre artistas e público, abordando o processo de montagem e temáticas abordadas no espetáculo.
Ainda na quarta-feira, dia 17, Companhia oferece em Águas de Lindóia a oficina gratuita “Teatro, música e cultura popular”, às 14h, também na Praça Adhemar de Barros. Não há necessidade de inscrição prévia e podem participar todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos. Durante a atividade, integrantes do grupo conduzem um encontro de caráter prático envolvendo jogos cênico-musicais, cantigas, danças, cirandas e brincadeiras de roda.
Projeto
As atividades integram a circulação de três espetáculos musicais sertanejos do repertório da Cia Arte das Águas por 15 cidades do estado, entre 17 de julho e 17 de agosto. Intitulado Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso, o projeto leva, além de “Sou Caipira, Ibirá, Póra”, as peças “MAZZAROPI, um certo sonhador” e “O menino coruja” a territórios que dialogam com as temáticas dos trabalhos, além de bate-papos e oficinas gratuitas. Cada montagem passa por cinco cidades.
“Este projeto foi pensado a partir da importância de fomentar a cultura e o artista local. Os espetáculos escolhidos compõem a grade de trabalhos que estão atualmente em circulação e todos têm, em sua linha de construção, uma ligação muito forte com momentos dos atores envolvidos, suas histórias, dramas, sonhos, frustrações e vivências que, ao longo destes 15 anos mantiveram a companhia em pé”, afirma Antonio Bucca, fundador e diretor da companhia.
Cidades
Ao todo, a circulação passa por Águas de Lindóia, Itapira, Piracicaba, Águas de São Pedro, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Tupã, Itajobi, Bauru, Paraguaçu Paulista, Sorocaba, Santa Bárbara D’Oeste, Sertãozinho e Catanduva.
No período das apresentações, a Arte das Águas disponibiliza a gravação dos espetáculos com audiodescrição, libras e legenda descritiva em seu canal no YouTube (@ciaartedasaguas).
O projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO:
Projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso
Com Cia Arte das Águas
17/07 – SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA – ÁGUAS DE LINDÓIA/SP
Local e horário da apresentação: Praça Adhemar de Barros – 19h30
Local e horário da oficina: Praça Adhemar de Barros – 14h
Apoio: Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia
Parceria: Secretaria de Turismo e Cultura
Informações: www.instagram.com/artedasaguas
SINOPSES:
Espetáculo “Sou Caipira, Ibirá, Póra”: Musical brasileiro que retrata o artista e a criação, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como homofobia, machismo estrutural e desvalorização da arte. O espetáculo busca desmistificar a visão estereotipada do interiorano, ressaltando a sua importância para a construção da sociedade atual e reverenciando o artista paulista, também caipira, com seus sonhos e lutas para manter-se a si e à sua arte em seu território, na contramão do fluxo habitual para as grandes cidades. Propõe, portanto, o reconhecimento e a valorização das nossas raízes e de nos sentirmos pertencentes a um lugar, a um povo e suas histórias. ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é uma celebração. 75 minutos. Livre.
Ficha técnica:
Elenco: Antonio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni | Direção Geral e Musical: Luiz Carlos Laranjeiras | Dramaturgia: Antonio Bucca (processo colaborativo com elenco, com textos e subtítulos de Luiz Carlos Laranjeiras) | Assistente de Direção e Coordenação Geral: Antonio BUcca | Orientação em Dramaturgia: Alexandre Dal Farra e Luiz Carlos Laranjeira | Direção de Dramaturgia Musical: Babaya Morais | Preparação Vocal: Ana Paula Mendonça | Composições: Antonio Bucca, Luiz Carlos Laranjeiras e Rian Gimenes | Melodias: Antonio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Luiz Carlos Laranjeiras, Rian Gimenes e victor castioni | Cenografia (Projeto): Luiz Carlos Laranjeiras | Cenografia e Adereços (Execução): Leonardo Bauab | Desenho de Arte: Deivison Miranda e Fernanda Mingóia | Figurinos (Projeto e Confecção): Linaldo Telles | Costureira: Aparecida Galdiano Crepaldi | Projeto de Iluminação: Fabiano Amigucci | Operador de som e Luz: Joyce Carvalho
Roda de bate-papo “Andanças e Utopias”, com Cia Arte das Águas: Uma conversa entre artistas e público sobre o processo de montagem do espetáculo, seus temas e a valorização do artista e das produções artísticas do interior paulista. 60 minutos.
Oficina “Teatro, música e cultura popular”, com Cia Arte das Águas: A partir da relação entre música, dança e teatro, presente em manifestações da cultura popular brasileira, e inspirados nas pesquisas e práticas de Luiz Carlos Laranjeiras, mestre, multiartista e diretor do espetáculo “Sou Caipira, Ibirá, Póra”, integrantes da Cia. Arte das Águas irão conduzir, junto às pessoas participantes, um encontro de caráter prático envolvendo jogos cênico-musicais, cantigas, danças, cirandas e brincadeiras de roda.
Público-alvo: artistas, grupos de teatro e adolescentes interessados a partir de 12 anos. 90 minutos. Sem necessidade de inscrição.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também: