As eleições 2024 em Lindoia ganham seus contornos neste domingo, dia 28, quando três grupos políticos realizam convenções partidárias para as indicações majoritárias de prefeito e vice, além dos candidatos que disputam as 9 vagas do Legislativo, nas eleições proporcionais.
O grupo político da situação, liderado pelo Prefeito Luciano Lopes (MDB) realiza sua convenção unindo os partidos MDB, União Brasil, PSDB e Progressistas. A reunião será na Câmara Municipal de Lindoia, às 10h. Na ocasião Luciano Lopes e Luis Claudio Perciani serão escolhidos para disputarem a reeleição.
O grupo de oposição formado pelos partidos PL e PSD, liderado pelo veredor Rafael de Souza Pinto, o Piriquito e o também ex vice-prefeito, Pedro Tortelli, também faz convenção no domingo, dia 28, na chácara Recanto São Judas Tadeu, no Tijuco Preto. Conforme apurado por esta reportagem, os cargos majoritários serão decididos durante o encontro. São possíveis candidatos a prefeito e vice: Pedro Tortelli, Rafael Piriquito e o advogado Luís Fernando Bueno.
Também no domingo, o Republicanos fará sua convenção partidária para as eleições 2024, tendo a frente Juliano Moreira. O partido deve lançar chapa puro sangue, e decicir os cargos majoritários entre seus filiados. O ex-prefeito Luís Carlos Zambolim integra o Republicanos. O nome cotado para vice é de Elias Silvestre, porém o partido declara aberta a possibilidade de coligar com PL e PSD. O encontro será na Rua Olegário de Castro, 453, Village das Fontes, das 9h às 12h.
Convenções Partidárias
Os partidos e as federações devem realizar, até 5 de agosto, as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições 2024. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Candidaturas – módulo externo (CANDex).
Nas convenções, também é deliberada a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito). Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados estaduais e federais). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.
Foto: Divulgação / reprodução
Veja também: