Ícone do site Tribuna das Aguas

Eleições 2024: Lindoia define candidaturas a prefeito neste domingo (28)

eleições 2024

As eleições 2024 em Lindoia ganham seus contornos neste domingo, dia 28, quando três grupos políticos realizam convenções partidárias para as indicações majoritárias de prefeito e vice, além dos candidatos que disputam as 9 vagas do Legislativo, nas eleições proporcionais.

O grupo político da situação, liderado pelo Prefeito Luciano Lopes (MDB) realiza sua convenção unindo os partidos MDB, União Brasil, PSDB e Progressistas. A reunião será na Câmara Municipal de Lindoia, às 10h. Na ocasião Luciano Lopes e Luis Claudio Perciani serão escolhidos para disputarem a reeleição.

O grupo de oposição formado pelos partidos PL e PSD, liderado pelo veredor Rafael de Souza Pinto, o Piriquito e o também ex vice-prefeito, Pedro Tortelli, também faz convenção no domingo, dia 28, na chácara Recanto São Judas Tadeu, no Tijuco Preto. Conforme apurado por esta reportagem, os cargos majoritários serão decididos durante o encontro. São possíveis candidatos a prefeito e vice: Pedro Tortelli, Rafael Piriquito e o advogado Luís Fernando Bueno.

Também no domingo, o Republicanos fará sua convenção partidária para as eleições 2024, tendo a frente Juliano Moreira. O partido deve lançar chapa puro sangue, e decicir os cargos majoritários entre seus filiados. O ex-prefeito Luís Carlos Zambolim integra o Republicanos.  O nome cotado para vice é de Elias Silvestre, porém o partido declara aberta a possibilidade de coligar com PL e PSD. O encontro será na Rua Olegário de  Castro, 453, Village das Fontes, das 9h às 12h.

Convenções Partidárias

Os partidos e as federações devem realizar, até 5 de agosto, as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições 2024. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Candidaturas – módulo externo (CANDex).

Nas convenções, também é deliberada a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito). Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados estaduais e federais). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.

Foto: Divulgação / reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/07/26/festival-brasileiro-de-taiko-e-atracao-em-serra-negra-neste-final-de-semana/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/07/25/prefeitura-de-serra-negra-abre-vagas-de-estagio-na-educacao/

 

 

Sair da versão mobile