Monte Sião tem dois candidatos a prefeito registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para oficializar as candidaturas para a eleição de 6 de outubro terminou na quinta-feira, 15.
Os 18.927 eleitores poderão escolher entre o ex-prefeito João Paulo Ribeiro (Republicanos) e o atual vice-presidente da Câmara de Monte Sião, Maurício Zucato Júnior, o Juninho Zucato (União).
João Paulo, que foi prefeito de 2013 a 2016, disputará a preferência do eleitorado tendo como candidato a vice-prefeito, o vereador Donizeti Benedito da Silva, o Toca Fita (PODE). A Coligação “Monte Sião no Trilho do Desenvolvimento” é formada pelos partidos Republicanos, Podemos e PSD.
O vereador Juninho Zucato concorre pela primeira vez à Prefeitura de Monte Sião. Ao seu lado, como candidata a vice, está a também vereadora Angélica Artuso de Souza (PL). Além de União Brasil e PL, a coligação “Uma nova Monte Sião” congrega os partidos MDB, PRD e NOVO.
Vereadores
Pesquisa realizada no site de divulgação de candidatura do TSE, o Divulgacandcontas, mostra que Monte Sião tem 66 candidatos a vereadores registrados. Hoje, a Câmara dispõe de nove cadeiras.
Para a eleição de vereador, o sistema adotado é o proporcional, que considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias.
Por meio do sistema proporcional, as vagas pertencem aos partidos e federações, e não aos candidatos.
Quando for exercer seu direito ao voto, o eleitor pode votar no partido ou no candidato de sua escolha. O cálculo do quociente partidário define quais partidos têm direito a ocupar as vagas nas Câmaras Municipais.
Depois, dentro das agremiações, a justiça eleitoral verifica os mais votados nominalmente. Assim, define-se os nomes que ocuparão as vagas destinadas às legendas.
- Treine seu voto no Simulador de Votação.
Leia Mais:
Como a inteligência artificial pode ser usada na propaganda eleitoral
Número de eleitores de Águas de Lindoia cai 6,5%
Em Lindoia, mulheres superam os homens em número de eleitores