Ícone do site Tribuna das Aguas

Baixa umidade e onda de calor exigem cuidados com a saúde

Onda de calor e umidade baixa exigem muito hidratação

Onda de calor e umidade baixa exigem muito hidratação

Moradores da microrregião do Circuito das Águas devem redobrar os cuidados com a saúde devido à onda de calor e a baixa umidade relativa do ar.

Desde a semana passada, as condições meteorológicas apresentam temperaturas acima da média para o período, e não há previsão de chuva, pelo menos, até o início da próxima semana.  Contudo, a chuva prevista será passageira e não deverá trazer alívio.

A nuvem de fumaça que há dias cobre o céu da região e de boa parte do Estado de São Paulo torna o ar insalubre, o que pode prejudicar ainda mais a saúde dos moradores.

Portanto, é necessário ficar atento para amenizar os efeitos das altas temperaturas e da falta de umidade.

Cenários meteorológicos como este podem sobrecarregar os sistemas cardiovascular, respiratório e urinário.

Além disso, as pessoas podem ter ressecamento de mucosas, irritação e sangramento nasal, sensação de areia nos olhos, pele ressecada e conjuntivite.

Proteção contra o calor

Hidratação

Atividade física

Cuidados gerais e em casa

Cuidados com a saúde

Fumaça aumentou nos últimos dias

De acordo com o Climatempo, uma enorme e densa nuvem de fumaça é formada pela fumaça que vem de incêndios observados na maioria dos estados brasileiros, no Paraguai, na Bolívia e no norte da Argentina.

Nas imagens abaixo, quanto mais vermelho, maior é a concentração de CO (monóxido de carbono), em ppbv – partes por bilhão de volume.

Infelizmente, a situação piorou muito no Sudeste do Brasil, Sul e Centro-Oeste nos últimos três dias. Uma mancha vermelha aparece sobre a Grande São Paulo na imagem de 8/9/24, indicando que a quantidade de fumaça sobre a região aumentou nos últimos dias.

Mapa do Climatempo compara a concentração de monóxido de carbono (em vermelho) entre os dias 5 e 8 de setembro
Sair da versão mobile