Ícone do site Tribuna das Aguas

Prazo para prestação de contas parcial termina sexta (13)

Prazo para prestação de contas parcial termina sexta (13)

Prazo para prestação de contas parcial termina sexta (13)

Partidos políticos e candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, até sexta-feira (13), a prestação de contas parcial dos recursos movimentados na campanha eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação, que deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), tem que incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.

Ao enviar as informações ao TSE, os candidatos e partidos devem informar:

No dia 15 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os dados das prestações de contas parciais recebidas no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Por meio do sistema, é possível ainda verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e a origem dos recursos utilizados nas campanhas.

Exigência legal

De acordo com o TSE, não apresentar as contas parciais dentro do prazo ou apresentá-las de forma que não correspondam à verdadeira movimentação constitui infração grave.

Conforme determinado pelo calendário eleitoral, a prestação de contas final do primeiro turno deve ser entregue por todos candidatos e partidos até o dia 5 de novembro.

O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral.

Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem para a celeridade e a lisura do processo eleitoral, bem como para a democracia.

Leia mais sobre as Eleições 2024:

Eleitor pode denunciar fake news e ajudar no combate à desinformação

Confira a declaração de bens dos candidatos a prefeito de Águas, Lindoia e Monte Sião

Sair da versão mobile