Ícone do site Tribuna das Aguas

Festa D’Itália celebra os 150 anos da imigração italiana

Festa D’Itália celebra os 150 anos da imigração italiana

Além de barracas com comidas típicas, festa terá shows, como o de Tony Angeli/ Divulgação

A partir deste sábado (21), moradores e turistas que estiverem em Serra Negra poderão desfrutar da cultura e da gastronomia italiana, com a Festa D’Itália 2024.

O evento, além de integrar a programação comemorativa de aniversário da cidade, celebra os 150 anos da imigração italiana.

Até segunda-feira (23), toda a infraestrutura da festa ficará montada na Avenida Deputado Campos Vergal, atrás da Praça John Fitzgerald Kennedy e ao lado da réplica da Fontana de Trevi.

No local, o público encontrará uma variedade de barracas com pratos diversos e bebidas, todos originários da Itália. Enquanto saboreia as delícias italianas, o público poderá acompanhar uma vasta programação cultural e artística, com muita música e dança.

Entre as atrações musicais, destaque para Tenores do Brasil (21/09, às 20h) e Tony Angeli (23/09, às 18h).

As barracas que integram a Festa D’Itália pertencem a entidades assistenciais de Serra Negra. Toda a arrecadação com as vendas será revertida para que as entidades possam dar continuidade aos serviços prestados no município.

Festa acontece de 21 a 23 de setembro e integra a programação de aniversário de Serra Negra

Confira a programação:

21/09

22/09

23/09

Imigração

Em 2024, o Brasil celebra 150 anos da imigração italiana, que teve início em 1874 com a chegada do navio “La Sofia” ao porto de Vitória. O navio trazia quase 400 imigrantes de diferentes regiões da Itália.

A imigração italiana no Brasil teve um período de auge entre 1880 e 1930, mas já havia colônias italianas em vários estados do país desde a década de 1820.

Os italianos deixaram um legado significativo na cultura, economia e demografia do Brasil, inclusive, no Circuito das Águas. Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros tenham ascendência italiana.

A presença italiana no Brasil pode ser vista em vários aspectos da cultura, como a língua, a culinária, as festas e as tradições. Os italianos também tiveram um papel importante no desenvolvimento da agricultura, da indústria, do comércio e das artes.

Em São Paulo, por exemplo, é possível ver a presença italiana na arquitetura, com prédios construídos por arquitetos e construtores italianos, como o edifício Martinelli, o Liceu de Artes e Ofícios e o Teatro Municipal.

Para comemorar os 150 anos da imigração italiana, o governo brasileiro reconheceu o Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro.

Sair da versão mobile