João Paulo promete retomar turismo e municipalizar serviço de água e esgoto

O candidato a prefeito pela Prefeitura de Monte Sião, João Paulo Ribeiro (Republicanos), expôs o seu plano de governo durante entrevista na manhã de terça-feira, 24, na Rádio Cidade das Malhas FM.

Questionado se a cidade poderia voltar a ter uma maternidade, João Paulo descartou este projeto. Em sua primeira gestão, entre 2012 a 2015, a principal promessa de campanha foi a construção de um hospital, que acabou não se concretizando.

Ele explicou que, naquele período, existia um programa federal que ajudava no custeio da construção de hospitais, mas que já não existe mais. Portanto, a construção de uma unidade hospitalar está fora do seu plano.

“A cidade pode fazer sozinho? Pode, mas não tem recursos para isso”, disse. Para exemplificar, uma equipe  de obstetrícia, segundo ele, custa hoje R$ 555 mil.

Para o setor de Saúde, João Paulo planeja criar uma secretaria, a fim de dar mais autonomia administrativa e, assim, solucionar as demandas com mais agilidade. Além disso, ele pretende mudar o sistema.

Hoje, João Paulo diz estar mais tranquilo em relação ao seu primeiro mandato, quando, segundo ele próprio, era muito ansioso. Se for eleito, o candidato afirma que estará mais próximo dos servidores.

Educação

Na área de Educação, o candidato tem a intenção de mudar o sistema de apostilamento da rede municipal. “Todos os educadores pedem alteração”, falou, afirmando que os professores reprovam as atuais apostilas por não oferecer um ensino adequado.

Além disso, ele pretende construir nova creche para ampliar o número de vagas (atualmente, das crianças de 0 a 3 anos, apenas 49% frequentam uma creche, conforme estudo do Datafolha) e permitir que estas unidades matriculem bebês com cinco meses, a fim de possibilitar que as mães retornem ao trabalho após os quatro meses de licença maternidade.

Turismo

Para o candidato, se eleito, sua gestão fará uma reestruturação total do setor de Turismo. Para ele, este será um desafio enorme, porque precisará começar do zero, uma vez que a atual administração, há anos, não investe no setor.

A ideia é retomar a realização de diversos eventos, criar rotas turísticas para atender a diferentes setores, investir em divulgação e em parceria com cidades vizinhas, além de realizar reformas na estrutura turística, como portal, banheiros públicos e praças.

“A cidade esta desorganizada, sem evento. Mais do que retomar, tem que começar do zero”, falou. “O site da prefeitura não tem mais informação turistica. Pessoas que participam de congressos em Águas de Lindoia visitam Monte Sião durante a semana, mas hoje isto não acontece mais”.

Copasa

Caso seja escolhido para governar a cidade, João Paulo pretende municipalizar o setor de água e esgoto e não renovar com a Copasa, que há 45 anos esta na cidade e há sete anos atua com o contrato vencido.

A intenção é criar uma criar uma autarquia que tenha alguns serviços tercerizados. De acordo com ele, a municipalização ajudaria a melhorar o serviço e a reduzir custos. “Hoje esse dinheiro é jogado fora porque a Copasa não investe.”

Confira a entrevista completa do candidato João Paulo Ribeiro acessando o canal do Tribuna das Águas no Youtube: