Sarapatel Nº 33, Eleições 2024
Nenhuma surpresa com a eleição de Geraldinho para seu 3º mandato. Com um exército de 40 bons candidatos a vereadores, distribuído em 4 partidos, 19 deles com mais de 100 votos, o novo prefeito abiscoitou 7 das 9 cadeiras da câmara.
X X X
A vice prefeitura que era reduto da família Gomes de Moraes: O saudoso Valdir, 2 vezes e o Du, uma vez, agora é dos Orru, com João 2 vezes e Henrique estreante.
X X X
O grande vencedor com 2211 votos para vereadores foi o MDB, com 3 cadeiras na câmara mais a vice prefeitura.
X X X
Se os 1577 eleitores que apertaram o 22 dos irmãos Ambar tivessem escolhido um vereador do PL, o partido teria eleito 1 vereador, o Carlão Barbeiro, que, mais uma vez bateu na trave. A soma dos votos dos candidatos do PL deu 841 e não atingiu o quociente.
X X X
Também não atingiu o quociente o PP, com 780 votos.
X X X
Em outro partido, com 304 votos, Mauricinho Mantovani seria vereador.
X X X
Pífios os desempenhos do PSB 384 e do PT 443 votos.
X X X
Definitivamente, Águas de Lindóia não vota na esquerda. Não gosta do PT.
Os nordestinos elegeram um vereador. Os evangélicos perderam o vereador.
Superando o drama que enfrentou, com 340 sufrágios, Amária retorna à câmara. A única mulher. Quando eleita em 2012, Amária foi campeã com mais de 600 votos.
SALTO ESPETACULAR
Deu o Walmir do Sertão. De ultimo em 2020 com 275 sufrágios para primeiro em 24, com estupenda votação – 665. Jovem, tem pela frente brilhante carreira.
Sozinho teve mais votos que os 10 do PSB mais os 3 do União Brasil juntos. Um fenômeno.
Com mais de 1000 votos. Toninho Nogueira já foi campeão. Com cerca de 640 votos, no longínquo 1982, este escriba foi o campeão.
XXX
Dinastia Mariana x Dinastia Geraldinista
Empatados com 3 vitórias pra cada um. Só que com Mariano na frente com 14 anos de mandato já que a eleição de 1982 ganhou uma prorrogação de 2 anos. Por isso Martinho com Alceu tiveram 6 anos; com Adilson 4 anos e com Toninho 4 anos.
Ao final de 2028 Geraldinho terá comandado os destinos da Pérola das Estâncias por 12 anos. Se reeleito daqui a 4 anos superará a Dinastia Mariana.
A família Mantovani, incluindo o primo Adolfo 2 vezes eleito e uma vez nomeado é a mais longeva já que, na longínqua década de 50, o governador Jânio Quadros nomeou prefeito de Águas que englobava Lindóia, o jovem engenheiro Makenzista, ainda solteiro, Geraldo Mantovani, pai do novo burgomestre.
A dinastia Carotínica durou 2 mandatos. O outsider Ivo Corotini foi prefeito nomeado duas vezes. Naquele tempo as 14 estâncias hidrominerais tinham prefeitos indicados pelo governador e homologados pela assembleia legislativa.
Ivo foi indicado por Abreu Sodré e depois por Paulo Egydio.
X X X
Outra dinastia longeva é a do Mario Zucato em Monte Sião. O farmacêutico Mário Zucato chefe politico do PSD sempre ganhou as eleições elegendo-se ou apoiando correligionários à prefeitura.
Depois de Paió – filho; do Pocai genro; do Pocai neto; chegou a vez de outro neto – Juninho, filho do ex vereador Maurício que morreu num dia de eleição municipal.
X X X
Passados quase 40 anos, quando, muito jovem, meu amigo Mauricio, da tradicional família Oliveira Santos, se elegeu prefeito de Socorro, eis que, voltando do México, conquista novamente a prefeitura.
E os Chedid continuam com força total. Sem Jesus, os filhos seguem-lhe os passos, com muita força regional, com os irmãos gêmeos prefeitos Elmir, de Serra Negra; e o deputado Edmir substituiu o pai em Bragança.
* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia.
* colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel Nº 33. Eleições 2024
Além de Sarapatel Nº 33 , Eleições 2024, leia outros textos de Ismael Rielli:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/09/16/sarapatel-no-32-por-ismael-rielli/