Ícone do site Tribuna das Aguas

10 de março: Projeto oficializa data de fundação de Lindoia

10 de março: Projeto oficializa data de fundação de Lindoia

Projeto de lei que instituiu o dia de fundação de Lindoia foi aprovado por unanimidade no dia 14/10

Os vereadores de Lindoia aprovaram, na segunda-feira, 14, por unanimidade, o projeto de lei nº 39/2024 que oficializa o dia 10 de março como a data de fundação do município.

Para a escolha do dia 10 de março, a Prefeitura de Lindoia levou em consideração fatos históricos que marcaram o começou do povoamento da cidade.

Os registros dão conta que nesta data, em 1898, a Cúria Metropolitana de São Paulo instalou a Paróquia de Nossa Senhora das Brotas do Rio do Peixe.

Com isso, a partir da construção da igreja iniciou-se o processo de povoamento, que, mais tarde, viria a se tornar a cidade de Lindoia.

“Tal evento histórico representa um marco importante na formação e desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Luciano Lopes (MDB), na justificativa do projeto enviado à Câmara.

Comemoração dupla

De acordo com o projeto de lei, a oficialização da data não tornará o dia 10 de março feriado municipal. O prefeito optou em realizar as comemorações juntamente com o dia da emancipação político-administrativa de Lindoia, em 21 de março, que já é feriado na cidade.

“A proposta de celebrar a data de fundação juntamente com a emancipação político-administrativa, no dia 21 de março, busca evitar a criação de um novo feriado, buscando não sobrecarregar a economia local”, explicou o prefeito.

De acordo com Luciano Lopes, a instituição da data de fundação contribuirá para fortalecer o senso de identidade do município, além de promover o reconhecimento e a valorização de sua verdadeira história.

Câmara

Na sessão do dia 14, os vereadores de Lindoia falaram sobre a importância do projeto para a cidade.  A votação foi acompanhada pela representante do Conselho de Cultura, Rosangela Politano.

O vereador Bruno Tardelli (PSDB), que foi um dos apoiadores da iniciativa, disse que a aprovação do projeto será um marco na história de Lindoia, porque, entre outras coisas, ajudará a elevar a autoestima dos moradores ao valorizar a cultura e a memória de Lindoia.

“Temos um longo caminho ainda a percorrer no resgate das nossas tradições, mas foi um grande passo”, avaliou.

Convidado a usar a tribuna, o professor Elias falou da importância do projeto de lei, lembrando que a criação do dia da fundação de Lindoia foi pauta de discussão dos Conselhos de Cultura e de Turismo.

Para ele, a oficialização da data resgatará uma importante parte histórica da cidade, possibilitando realizar um trabalho de memória que vai refletir na população bem como no turismo do município.

Sair da versão mobile