A Kanemo Cineclube retomou suas atividades neste mê de outubro com uma programação voltada especialmente para as crianças, com filmes de curta metragem animados do acervo do Festival DIA Internacional da Animação. AS exibições se encerram nesta segunda-feira, dia 28, às 19h, no Campo do Sete, em Serra Negra.
As animações são do Dia Internacional da Animação que é uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais que atua a mais de 20 anos no Brasil. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil.
Em Serra Negra a exibição principal será no bairro Campo do Sete, ela é realizada simultaneamente em vários lugares do mundo, no dia 28 de outubro, as exibições são gratuitas para toda a população.O objetivo é descentralizar a sétima arte para população mais distante, que muitas vezes não tem oportunidade de ir ao cinema.
Esta é a primeira vez que o Kanemo irá até a população numa mostra itinerante, a ideia é descentralizar o acesso a arte, contemplar a população periférica, promovendo momentos de cultura alegria, diversão e muito cinema.
Esta mostra é uma iniciativa contemplada pelo edital de fomento a cultura Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195/2022, de Serra Negra no ano de 2023.
Trata-se de uma realização do Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo, Dia Internacional da Animação, Kanemo Cineclube com apoio da Prefeitura Municipal de Serra Negra, Diretoria Divisão de Turismo e Cultura, Secretaria de Esportes. Agradecimentos Associação de moradores de Nova Serra Negra e Salão da Capela São Sebastião Bairro São Luís.
Programação:
28/10/2024 – Mostra Infantil Oficial DIA Internacional da Animação 2024 – Bairro Campo do Sete – 19:30 horas.
Complexo esportivo Nelson Bellini Barone – R. Cap. Antônio Eduardo de Almeida do campo do sete da quadra – Bairro Campo do Sete
LISTA DE FILMES:
Mostra Infantil
Classificação Indicativa – LIVRE
Manu Sonha com Onças
Dir. Daniel Og – 2D – 05:32 – 2023 – Rio de Janeiro/RJ
MANU SONHA COM ONÇAS é a história de um sonho da menina Manuela que essa noite se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo.
Receita de Vó
Dir. Carlon Hardt – Stop Motion – 03:10 – 2024 – Curitiba/PR
‘Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!
Quintal
Dir. Mariana Netto – CUT-OUT 2D – 15:14 – 2022 – Salvador/BA
Diadorim, uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul, constroem amizade e liberdade em um terreno abandonado, esquecido pela cidade grande. Inspirado na obra de Manoel de Barros.
Coaxo
Dir. Cecilia Silva Martinez – Stop Motion – 04:22 – 2023 – Pelotas/RS
Um sapinho adormece após um longo dia de trabalho em sua fazenda, mas é despertado do seu descanso por um barulho misterioso.
Era uma noite de São João
Dir. Bruna Velden – Cut-Out 2D – 11:16 – 2022 – Cabedelo/PB
Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.
Maré Braba
Dir. Pâmela Peregrino – stop motion – 07:16 – 2023 – Porto Seguro/BA
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
Dona Biu
Dir. Gabriela Taulois – 2D Tradicional Digital – 04:41 2024 – Rio de Janeiro/RJ
Dona Biu é uma benzedeira de uma cidade do interior do Brasil, o curta acompanha sua rotina ao acordar até começar a realizar suas curas. A história é narrada na perspectiva de uma moradora da cidade por meio de suas memórias de infância.
Pororoca
Dir. Fernanda Roque e Francis Frank – 2D/3D – 06:00 – 2024 – Juiz de Fora/MG
Adaptado do texto “A inacreditável história do pescador” de T. Dalpra Jr, Pororoca é fruto do amor entre a Baleia e o Peixe-boi; uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.
Foto: Divulgação / Reprodução
Leia também: