Empreender é sempre um desafio, seja para quem está começando ou para quem já está na jornada. Muitos empreendedores aproveitam as datas comemorativas, como o Natal, para criar portfólios estratégicos de produtos e serviços, transformando esses momentos festivos em oportunidades para alavancar a lucratividade. Taís Camargo, consultora de negócios do Sebrae-SP, acredita que essa é uma escolha acertada e dá dicas para quem pretende aproveitar a data para aumentar a renda.
“Muitos buscam artigos específicos nessa época do ano e focam em programações direcionadas, como cardápios com pratos para as festas ou fotos com temáticas natalinas. Afinal, são momentos em que as pessoas desejam guardar boas recordações”, explicou Taís.
A consultora também destacou a importância de saber priorizar o que comercializar e como fazê-lo nesta época do ano. “As pessoas, normalmente, têm mais pressa para resolver as coisas e muitas já vão decididas a comprar. É preciso ter aquele tradicional poder de persuasão para conquistar novos clientes, sem esquecer dos antigos.”
Karoliny Tasse, gestora da Kabi, loja de presentes localizada em Paulínia, considera o Natal uma das datas mais importantes para o negócio, ao lado do Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. “Vendemos muito bem nessa época. Os presentes personalizados têm grande saída, tanto os com temáticas natalinas quanto os relacionados a amigo secreto e lembranças de final de ano. As pessoas gostam – e preferem investir – em produtos que valorizam os momentos em família.”
Karol destaca que a customização oferece uma maneira única de presentear, além de sair do básico e surpreender positivamente. Ela destaca que a customização oferece uma maneira única de presentear, além de sair do básico e surpreender positivamente. “Nós trabalhamos com personalização e essa época do ano é muito boa para a loja. Sem dúvida, esse é um dos nossos diferenciais.”
Ainda tem consumidor a procura de produtos e serviços
Taís Camargo reforça que, mesmo com poucos dias para o Natal, nunca é tarde para começar. “Muitas pessoas deixam para comprar na última hora, e estabelecer uma política de troca com um prazo maior é uma ótima dica para essa época. No Natal, as pessoas, normalmente, são presenteadas, e, pensando nisso, é importante preparar a sua equipe para as trocas, pois elas representam uma grande oportunidade para vender mais.”
Outra sugestão da consultora é usar a temática natalina e a criatividade para divulgar o negócio, tanto nas redes sociais quanto na vitrine. “As cores típicas do Natal são um grande atrativo e podem influenciar a decisão de compra nessa época.”
Para quem já está pensando no planejamento de 2025, Taís recomenda aproveitar o mês de janeiro para estudar e definir as temáticas das datas comemorativas do ano, analisar o estoque e planejar a comunicação para cada ocasião. “Mas lembre-se: as empresas não precisam participar de todas as datas, mas, nas que participarem, é essencial fazer bem-feito.”
Foto: Divulgação / Sebrae
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