Águas de Lindoia se despediu nesta quarta-feira, dia 25, da ex-vereadora Irene Parolim, que faleceu nesta data, aos 70 anos, deixando o esposo Leonildo Rossi Parolim, os filhos, netos e demais familiares. O velório aconteceu na sede da Câmara Municipal de Águas de Lindoia e o sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade, em Serra Negra.
Irene Parolim foi vereadora atuante e por três vezes ocupou mandato no Legislativo Lindoiense. Em 2004 foi eleita vereadora, com 280 votos, pelo PSDB, pela primeira vez, no mandato que durou de 2005 a 2008. Foi eleita novamente em 2012 como suplente e ocupou uma vaga mo Legislativo, quando substituiu o vereador Luciano Fiore. Em 2016 volta novamente a Câmara, desta no DEM, pelo voto popular, sendo eleita para a legislatura de 2017 a 2020.
Nas últimas eleições, em 2024, devido a uma questão interna do União Brasil, partido da base do deputado Edmir Chedid na região, participou das eleições como candidata a vereadora, obtendo 207 votos, mas não se elegeu devido a falta de votos para a legenda do partido.
Histórico
A base eleitoral de atuação de Irene Parolim era no Bairro dos Pimentéis, mas também ela atuava para a comunidade em geral. Segundo pesquisa do jornalista Nelson Américo de Godoy, Irene Aparecida Franco dos Santos Parolim, natural de Lindóia (SP), nascida em 15 de novembro de 1954, filha de José Maria dos Santos e de Maria Benedita Franco dos Santos. Casou-se com Leonildo Rossi Parolim, natural de Lindóia-São Paulo, nascido em 19 de fevereiro de 1954, filho de Vitorio Parolim e de Benedita Rossi Parolim. Pais de Cristiane, Cleber, Cristiano e Cleiton.
Irene Parolim viveu parte de sua infância em Siqueira Campos, no Paraná. Na adolescência, retornou a Serra Negra, onde trabalhou, junto com seus 8 irmãos, na roça, na lavoura de café, enquanto seu pai trabalhava como administrador na Fazenda Vale do Sol. Posteriormente, trabalhou no Hotel Vale do Sol, onde foi garçonete, arrumadeira e roupeira.
Em 1984, mudou-se definitivamente para Águas de Lindóia, atuando no bairro Bela Vista, como líder comunitária e membro da comissão das festividades da “Festa do Sertão”, que é realizada no mês de maio, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Colaborou efetivamente nas ações em benefício da Creche Pequeno Lar da Sagrada Família, do mesmo bairro.
Em 1996, mudou-se para o bairro dos Pimentéis, onde seu trabalho comunitário se consolidou. Atuou nas Pastorais do Adolescente e do Idoso. Na Escola Municipal Luiz Barbosa iniciou sua atividade no serviço público, sem deixar de lado a preocupação com a parte mais vulnerável da sociedade. Colaborou para comunidade conquistar recursos para a construção da Paróquia do bairro e trabalhava em prol a Creche Municipal Paulino Formagio, em Águas de Lindóia, denominação de sua autoria.
Diante de seus dados biográficos, sobretudo por sua atividade na área social e por sua atuação no Poder Legislativo Municipal, a Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindóia, outorgou o Título de Cidadã Lindoiense, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 9, de 1º de junho de 2021, de autoria do vereador Eduardo Rezende Zucato.
No dia 8 de março de 2023, foi homenageada pela Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindóia, em cerimônia dedicada ao Dia Internacional da Mulher. Sua última participação pública, foi na solenidade em comemoração aos 75 anos da Casa de Leis, realizada em 20 de dezembro de 2023.
Foto: Reprodução / Divulgação
Veja também: